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Nº 5759
Cidades

CORREIOS OFERTA SERVIÇO DE ACHADOS E PERDIDos

Somente em 2019, Correios recolheu 700 documentos

Por Clariza Santos | Edição do dia 28/02/2020 - Matéria atualizada em 28/02/2020 às 06h00

Muita gente acaba perdendo documentos pessoais durante os feriadões. Para ajudar o cidadão a localizá-los, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos. Para se ter uma ideia da grande quantidade de achados e perdidos, somente em 2019, em Alagoas, deram entrada cerca de 700 documentos para o serviço. Este ano, os Correios tem 141 documentos à espera de recolhimento. No Brasil, no ano passado, foram cadastrados mais de 196 mil documentos. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos. O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante uma taxa de R$ 5,95 por retirada.

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios no estado, é muito fácil recuperar um documento perdido. Os documentos entregues nas agências ficam em posse dos Correios por um período de 60 dias. Após esse prazo, se não houver recolhimento, eles são devolvidos ao seu respectivo órgão emissor.

Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. Nesse serviço, são cadastrados apenas documentos. Outros objetos como bolsas, carteiras e assemelhados não são aceitos pelo serviço. Cartões de débito/crédito poderão ser recebidos/entregues, desde que acompanhados de outro (s) documento (s) do mesmo cliente. Antes de sair de casa, porém, é possível fazer uma busca no site dos Correios. “A pessoa deve procurar no site aba Achados e Perdidos, o cidadão pode digitar seu nome e o sistema indicará se há algum documento e qual documento seu em nossa agência à espera do resgate. O sistema indicará, inclusive, em qual agência estará o documento”, orienta a assessoria.

O site para consulta, conforme a assessoria de comunicação dos Correios, é o http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm, além do contato com a Central de Atendimento Correios - CAC nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).

Para o resgate, o cidadão também precisa apresentar boletim de ocorrência ou algum outro documento com foto. Em caso de mais de um documento, o serviço cobra uma taxa única. Como as agências dos Correios não estavam funcionando durante o carnaval e só retornaram às atividades nessa quarta-feira (26) de cinzas, os documentos do carnaval vão aparecendo ainda no decorrer desses dias. O serviço de Achados e Perdidos é ofertados pelas agências centralizadoras de todo o Brasil. Em Alagoas, agência Central de Maceió (Rua do Sol) e Arapiraca. TAXA A taxa se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do documento. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. O documento de menores de 18 anos deve ser retirado apenas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação de um documento de identidade. O menor de 18 anos não pode autorizar outras pessoas a procederem com a retirada do documento.

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