Cidades
PESQUISADORES FAZEM ESTUDO INÉDITO NA LAGOA MUNDAÚ
Equipamento semelhante ao ultrassom capta imagens do solo e do subsolo em até 40 metros de profundidade


Pesquisadores contratados pela Braskem iniciaram estudo sísmico nessa quinta-feira (5), na Lagoa Mundaú, em Maceió. O levantamento a ser feito pela empresa faz parte das investigações da origem da instabilidade do solo em diversos bairros da parte baixa e deve durar uma semana, em média. As atividades devem durar 8 dias e serão realizadas das 7h às 17h, por uma empresa especializada na área de estudos ambientais e geológicos. “É um estudo inédito. Ele tem um peso muito grande de importância pra poder ajudar a gente entender os fenômenos geológicos da região. A gente vai integrar esses dados com outros dados geológicos das áreas afetadas para que a gente consiga entender esse fenômeno que está afetando a região”, disse a geóloga Daniella Ferreira. O estudo foi licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e sua realização não causará nenhum impacto na prática da pesca no local, pois o trabalho é silencioso, não gera ruídos, nem ondulação da água. Será realizado um monitoramento contínuo no local para a garantia de que não ocorrerá nenhuma alteração do meio. “A gente vai fazer essa aquisição sísmica em conjunto fazendo um monitoramento acústico porque essa fonte emite um pulso. Então a gente vai tá monitorando quantos decibéis emitem na água”, concluiu Daniella.
Os dados são coletados por equipamento semelhante ao ultrassom, instalado em um barco, que capta imagens do solo e subsolo em até 40 metros de profundidade. O barco vai navegar lentamente, a 6km/h, de forma a mapear toda a lagoa.
Para garantir que as ondas emitidas pelo equipamento de coleta de dados não impacte os animais da lagoa, um segundo barco equipado de microfone acompanha, monitora e registra toda a atividade. Também estão sendo feitos monitoramentos laboratoriais diários da qualidade da água, em pontos pré-determinados pelo IMA. Todas as informações serão reportadas ao órgão ambiental.