Afundamento
BRASKEM FECHA 42 ACORDOS E MAIS DE 2,6 MIL ATENDIMENTOS
O ritmo das ações tem aumentado e uma média de 40 mudanças estão sendo feitas a cada dia, segundo balanço da petroquímica
Após três meses de funcionamento, a Central do Morador, implantada pela empresa Braskem para atendimento a moradores de áreas que precisam ser desocupadas nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, em Maceió, contabiliza nesta terça-feira (17) o fechamento de 42 acordos de compensação financeira por meio do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Relocação, além de mais de 2.600 atendimentos e 519 mudanças realizadas.
De acordo com a central, o ritmo das ações tem aumentado e uma média de 40 mudanças estão sendo feitas a cada dia, de acordo com balanço do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação implantado pela empresa e acompanhamento de entidades do poder público. 2.800 imóveis foram identificados nas áreas de desocupação e seus moradores habilitados a ingressar no programa, segundo a Braskem, que, após homologação judicial, deposita o valor da compensação na conta bancária do morador em 5 dias úteis. “Nos próximos dias, todos os números devem crescer, com o avanço do programa”, comunica.
Os dados divulgados, incluindo os desta terça-feira, têm sido rotineiramente apresentados pela Braskem às autoridades, em reuniões de acompanhamento do acordo assinado em 3 de janeiro para a desocupação das áreas de risco definidas pela Defesa Civil e a realocação dos moradores de cerca de 4.500 imóveis dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. Conforme decisão judicial proferida pelo Juízo da 3ª Vara da Justiça Federal em Maceió, moradores das encostas do Mutange, do Jardim Alagoas e da área de resguardo em torno dos poços de sal têm até o dia 1º. de abril para deixar suas casas. Os demais devem sair até 1º. de junho, como medida preventiva de segurança em todo s os casos. “Nessas reuniões, a Braskem também discute medidas adicionais que podem acelerar o programa, a exemplo da aceitação de novos documentos para comprovação da residência. O auxílio de 5 mil reais foi antecipado e agora é depositado 5 dias úteis após a assinatura do termo de compromisso entre o morador e a Braskem, assim que a mudança é agendada na Central do Morador. Como os auxílios financeiros e a indenização só podem ser pagos em contas bancárias do morador, um mutirão de abertura de contas foi realizado na semana passada”, consta no balanço.
O objetivo da Central do Morador, conforme a empresa, é reunir, num único local, todos os serviços necessários para atender os moradores das áreas de desocupação. Desde a abertura, em dezembro, a Central do Morador conta com serviços de postos bancários (atualmente Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão disponíveis), cartório para a regularização de documentos pessoais ou do imóvel e imobiliárias que ajudam na busca da nova moradia, além de postos de atendimento de órgãos públicos como o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público.
Fim da confusão? Avenida Pratagy ganha placas de proibido estacionar
Arapiraquense conquista ouro e entra para a elite do jiu-jítsu
Cinema de graça! Penedo recebe mostra do Prêmio Grande Otelo
Mutirão recolhe pneus e combate focos da dengue em Maceió
Juíza Ana Florinda é promovida a desembargadora do TJ de Alagoas
A Central do Morador ocupa cerca de 2 mil metros quadrados e conta com mais de 100 salas. A estrutura de apoio inclui psicólogos, assistentes e técnicos sociais, sala de amamentação e espaço de recreação. O atendimento aos moradores é individualizado, feito por técnicos sociais, que orientam as famílias sobre as etapas e auxílios oferecidos pela Braskem no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. Ao todo, são mais de 200 profissionais trabalhando diariamente na Central do Morador, localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió. Vans fazem o transporte gratuito de ida e volta dos moradores, saindo de três endereços nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro.