app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Cidades

DESASTRES: ALE COBRA INVESTIMENTOS AO GOVERNADOR

A chuva que castigou o município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, e tirou dezenas de famílias de suas casas, foi motivo de debate entre os deputados, na sessão ordinária virtual, da Assembleia Legislativa Estadual, na manhã desta quinta-feira

Por thiago gomes | Edição do dia 27/03/2020 - Matéria atualizada em 27/03/2020 às 06h00

A chuva que castigou o município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, e tirou dezenas de famílias de suas casas, foi motivo de debate entre os deputados, na sessão ordinária virtual, da Assembleia Legislativa Estadual, na manhã desta quinta-feira (26). O deputado Davi Maia (DEM), por exemplo, acusou o governo Renan Filho (MDB) de ignorar a prevenção de desastres no Estado. “O governador nunca investiu nada neste sentido. As notícias que chegam do Vale do Mundaú também são muito graves. A área está em estado de alerta e tudo isso vai ter que ser depositado na conta do governador, já que nunca ele teve interesse em destinar recursos para prevenção de desastres”, afirmou o parlamentar. Maia cobrou investimentos do governo de Alagoas em obras que previnam situações de calamidade, como as que aconteceram no Sertão. Além disso, alertou que os recursos também devem ser empregados na recuperação das áreas que foram degradadas pela água da chuva. “É um quadro muito grave este de Santana do Ipanema, e em outras regiões do Estado bastante castigadas pelo temporal desde o começo desta semana. O pior de tudo isto é que a situação pode ficar ainda mais complicada com a pandemia e tende a ampliar o impacto do coronavírus no interior, já que as pessoas desalojadas terão que ficar amontoadas em locais públicos”, suspeita o deputado. Outros parlamentares também se pronunciaram a este respeito e cobraram ações mais contundentes do governo Renan Filho no sentido de minimizar o rastro de destruição causado pelas chuvas. Na sessão remota desta quinta, os deputados aprovaram vários requerimentos ao governador Renan Filho sobre questões ligadas aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Entre os apelos, estava a suspensão do pagamento do IPVA, das taxas da Arsal [Agência Reguladora de Serviços de Alagoas] e da Casal por três meses, além do parcelamento do débito em até 10 vezes.

Outras indicações aprovadas pediam a distribuição de material de higiene e água para população em situação de rua, o adiamento do novo percentual de desconto previdenciário aos aposentados e o aumento do número de testes para diagnóstico do coronavírus.

Mais matérias
desta edição