loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

Cidades

UFAL ANTECIPA FORMATURA DE 40 NOVOS MÉDICOS

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), visando reforçar o combate contra o novo coronavírus (Covid-19), formou 40 novos médicos. A colação de grau aconteceu na segunda-feira (6), atendendo à Medida Provisória 934, de 1º de abril, que determina que “a instituição de educação superior poderá abreviar a duração dos cursos de Medicina, desde que o aluno, cumpra no mínimo 75% da carga horária do internato e estágios”.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem UFAL ANTECIPA FORMATURA DE 40 NOVOS MÉDICOS
-

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), visando reforçar o combate contra o novo coronavírus (Covid-19), formou 40 novos médicos. A colação de grau aconteceu na segunda-feira (6), atendendo à Medida Provisória 934, de 1º de abril, que determina que “a instituição de educação superior poderá abreviar a duração dos cursos de Medicina, desde que o aluno, cumpra no mínimo 75% da carga horária do internato e estágios”. Segundo o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, os alunos do curso de Medicina já estavam com a grade curricular quase completa, podendo ter concluído no segundo semestre do ano de 2019. “Esses estudantes já tinham praticamente 99% da grade curricular integralizada, e com vista no que foi estabelecido nesta Medida Provisória, já nos é possível fazer a colação de grau, já que eles estavam com o curso quase totalmente concluído”, disse. “Vale lembrar que esses estudantes deveriam ter formado no segundo semestre do ano de 2019, tendo esse atraso ocorrido em decorrência dos atrasos do calendário escolar dos últimos anos”, informou o reitor da Ufal. Ainda segundo Tonholo, a Ufal está usando um dispositivo de colação de grau como ato discricionário do reitor, para evitar aglomerações de pessoas. Ele reforça ainda que a medida foi tomada para garantir a entrada de profissionais qualificados no mercado e que possam contribuir de forma significativa no combate a Covid-19, sem colocar em risco as pessoas da universidade. A diretora da Faculdade de Medicina (Famed), professora Iasmin Duarte, contou que o processo começou com a avaliação dos alunos do 12º período, que já estavam finalizando o internato e que já colariam grau em maio próximo e as atividades cumpridas até então asseguravam uma formação consolidada. “Assim teriam condições de concluir o curso, já que a matriz curricular estava praticamente integralizada”, ressaltou.

Imagem ilustrativa da imagem UFAL ANTECIPA FORMATURA DE 40 NOVOS MÉDICOS
| Foto: Thiago Prado/Ascom Ufal

O coordenador do curso de Medicina, professor Davi Costa Buarque, reforçou que essa turma já tem 97% da carga horária cumprida e que estão aptos ao mercado de trabalho e, por isso, a Ufal foi tão ágil e conseguiu em cinco dias organizar a documentação e atender a MP 934. “É uma grande contribuição da universidade pública à sociedade alagoana e brasileira, entregando bons profissionais aptos a atuar na rede pública de saúde e na pandemia da Covid-19”, explica ele, ressaltando que os alunos estavam angustiados em não poder colaborar nessa situação devido à suspensão do internato.

A turma de formandos é composta por 40 estudantes, sendo 26 mulheres e 14 homens que se sentem aptos ao mercado de trabalho e agradecidos à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pela formação humana, teórica e prática.

Relacionadas