loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

MERCADO DA PRODUÇÃO FICA LOTADO APESAR DA QUARENTENA

Direção tem mobilizado equipe para conter aglomerações, mas diz que tudo depende da conscientização das pessoas

Ouvir
Compartilhar

A notícia de que Alagoas possui a pior taxa de isolamento social do Nordeste apenas constata um fato que é facilmente percebido, ao menos, pelos moradores de Maceió: muita gente não tem respeitado o Decreto Emergencial, renovado até o próximo dia 20. Imagens recebidas pela Gazeta comprovam a situação, desta vez, no Mercado da Produção, no bairro da Levada. Consultada, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informou que está se mobilizando para controlar o fluxo.

Em meio a uma pandemia global causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as imagens geram preocupação ao flagrarem uma área de 14 mil metros quadrados com 1.478 boxes, que, naturalmente, emprega 10 mil pessoas direta ou indiretamente, com tamanha aglomeração. O risco é grande para a Saúde pública.

A Gazeta conversou com o diretor de Abastecimento do Mercado, Jerson Santos, que afirmou já haver uma mobilização por parte de sua equipe para conter o cenário.

“Nós já estamos mobilizando uma equipe para intervir, ver a melhor maneira de conter a situação. Agora, precisamos que a população faça a parte dela, que é justamente não se aglomerar. A gente vê que não é só no Mercado, não, muitas pessoas têm se aglomerado na porta dos bancos para receber, não tem necessidade disso. É uma questão de educação, todo mundo já sabe do risco, como tem que se prevenir, e a gente precisa que a população abrace isso com mais vontade”, defende o diretor.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Santos também destaca que o local reforçou a limpeza por causa do novo coronavírus. “Já existia uma limpeza diária, que foi intensificada, e, nesse período da pandemia, está sendo feita uma lavagem geral duas vezes por semana e uma limpeza diária com a desinfecção das áreas”.

A Semtabes, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, explicou que o movimento cresceu no Mercado da Produção por causa da Semana Santa, mas esclareceu que tem agido para evitar a aglomeração de pessoas.

"A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária - Semtabes, tem especial cuidado em dar cumprimento às medidas de prevenção determinadas pelo Decreto Nº 8.864 de 06/04/2020, que objetivam minimizar os efeitos da pandemia do COVID-19 no âmbito do município de Maceió.

Dentre essas medidas, estão o controle de acesso aos mercados públicos, importantes centros de abastecimento de mercadorias e gêneros alimentícios essenciais ao cotidiano das pessoas. Com o período da Semana Santa, o movimento nos mercados públicos já indica e exige maior atenção para evitar a aglomeração de pessoas que se dirigem aos centros de compras.

Dessa forma, a Diretoria de Abastecimento está implementando controles de acesso conforme as particularidades de cada mercado. Em mercados de instalações físicas menores, o controle de acesso de pessoas já acontece na entrada principal onde se define a capacidade que permita movimentação segura, que vai se renovando com a saída e entrada em igual número de clientes e frequentadores.

No Mercado da Produção, o maior de Alagoas, o controle de acesso já ocorrerá em perímetro mais ampliado através de barreiras físicas que disciplinam o fluxo de pessoas, que farão suas compras e sairão do prédio por outra via, também definida por disciplinadores.

Os serviços de comunicação dos mercados estarão periodicamente informando as medidas de prevenção ao COVID-19, destacando a necessidade da participação e compreensão de todos.

Além do controle de acesso para evitar aglomerações de pessoas, tem-se cuidado especial com a limpeza e desinfecção dos mercados públicos".

Relacionadas