Cidades
PACIENTES DIZEM ESPERAR 15 DIAS POR LAUDO
Como se não bastasse a tensão devido à pandemia e o medo por ter sintomas característicos do novo coronavírus, pacientes alagoanos ainda precisam conviver com a angústia da demora do resultado do teste. Eles reclamam que precisam esperar mais de duas semanas para que o laudo seja divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Alagoas (Lacen/AL), que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O que mais os deixa indignados é o fato de não receberem a mesma atenção do governador, por exemplo. Na semana passada, Renan Filho (MDB) fez o exame para Covid-19 por ter tido contato com o secretário George Santoro, da Fazenda, que testou positivo. O laboratório do Estado liberou o resultado no mesmo dia.
O portal Gazetaweb teve acesso a alguns destes testes para detecção do coronavírus, enviados pelos pacientes. Trata-se de três pessoas do sexo feminino, dentre elas um bebê de 1 ano, que apresentou sintomas da doença e foi atendida em um hospital particular de Maceió.
A coleta de material na criança para análise foi feita no dia 25 de março, mas o laudo só foi assinado no último dia 14 de abril. As outras mulheres, uma de 34 e outra de 36 anos, também aguardaram mais de 15 dias. O pior é que as três testaram positivo para coronavírus (SARS-CoV2).
Outro fato que alarma que é uma destas pacientes apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de março, mas só conseguiu fazer o teste no dia 28, quase duas semanas depois.
O Lacen/AL começou a realizar os testes para detecção da Covid-19 no dia 19 de março com a proposta, do Governo do Estado, de que agilizaria o diagnóstico. Quando os primeiros casos da doença apareceram em Alagoas, o material biológico dos pacientes estava sendo analisado pelo Laboratório FioCruz A Gazeta procurou a Sesau, mas não obteve respostas sobre este assunto até o fechamento desta edição.