app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Cidades

OPERAÇÃO JÁ AUTUOU MAIS DE 80 VEÍCULOS

Operação coíbe o transporte intermunicipal na pandemia

Por Pâmela de Oliveira | Edição do dia 01/05/2020 - Matéria atualizada em 01/05/2020 às 23h44

A Operação Fronteiras idealizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já autuou e removeu mais de 80 veículos por transporte intermunicipal, desde o início de sua operação, quando foi estabelecida a proibição da circulação dos transportes rodoviário intermunicipal de passageiros, complementar, regular e serviços de receptivos por meio do Decreto Estadual n° 69.624.

Visando combater a pandemia do novo coronavírus, o governo Estadual decretou a suspensão da circulação de transporte intermunicipal de passageiros. Segundo Alexandre Serafim, assessor técnico de transportes da SMTT, a Operação Fronteiras tem como prioridade autuar condutores que estiverem realizando o transporte intermunicipal de forma irregular. “Estamos com bloqueios estratégicos buscando detectar aqueles veículos que estiverem realizando os transporte intermunicipal de passageiros de forma ilegal, além disso, estamos, também, lavrando os autos quando flagramos irregularidades nos equipamentos de segurança, documento veicular e CNH e qualquer outro tipo de infração”, contou Alexandre.

Desde o início da operação, no dia 23 de Março, que acontece em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e com a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), além da SMTT, 87 veículos já foram autuados e removidos para os depósitos pelo transporte intermunicipal de passageiros irregular, já que tão movimentação está proibida pelo decreto governamental.

Segundo Alexandre Serafim, o transporte intermunicipal irregular é maioria nas autuações. “Cerca de 90% das autuações realizadas é pelo transporte intermunicipal de passageiros sendo feita de forma irregular. As infrações de equipamentos e de irregularidade de documento acabam sendo menor pelos condutores terem ciência de que as barreiras estão sendo realizadas”, disse. A Operação Fronteiras estará lavrando autuação a táxis da capital e dos interiores, transportes complementares cadastrados pela Arsal e transporte por aplicativo que estiverem tentando realizar o transporte intermunicipal de passageiros. Os bloqueios da operação estão acontecendo na BR-104, BR-136, AL-101 Norte e AL-101 Sul e devem perdurar até que o decreto estadual continue em vigor. Os condutores que tiverem seus veículos autuados e, consequentemente, removidos devem identificar a autoridade que o abordou e seguir para a sede responsável para reaver o veículo. Aqueles que forem autuados pelo BPRv, BPTran e Arsal terão seu veículos direcionados ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), já os autuados pela SMTT serão direcionados ao pátio do próprio órgão.

Mais matérias
desta edição