Cidades
METADE DA POPULAÇÃO DIZ QUE SÓ SAI DE CASA USANDO MÁSCARA
Enquete promovida pela Gazeta aponta que 20% estão mantendo isolamento social rigoroso


Após mais de um mês da quarentena decretada, a Gazetaweb e a Gazeta de Alagoas procuraram saber quais as medidas que os alagoanos estão adotando durante este período de quarentena. 50,89% afirmam que só saem de casa apenas para fazer compras, mesmo assim, só saem usando máscara e carregando o álcool em gel na bolsa ou no bolso. Uma dessas pessoas é o ouvinte da rádio 98 FM Gazeta, Berivaldo Corrêa de Oliveira que, atualmente, mora com quatro pessoas e afirma que, “para proteger a minha família, tomo todos os cuidados. Mantenho-me isolado e evito visitas ao máximo”. A relações públicas Maria Silva relata que, desde o início só sai apenas para comprar o que realmente é necessário. Quando a empresa liberou o home office, ela fez feira para mais ou menos um mês e, por isso, quase não precisa sair para comprar novos materiais.
“Lavo as mãos com água e sabão e higienizo constantemente o local onde moro, além de sair somente para o necessário. Em casa os cuidados são os de sempre porque já tinha uma limpeza bem regrada. Tenho um cachorro e, por isso sempre mantenho tudo muito limpo e higienizado. Uso um detergente indicado pelo veterinário, que é bactericida, fungicida e protozoaricida. Além disso, álcool em gel o tempo todo ao lado. Se preciso ir na rua, tenho uma sandália apenas pra isso, chego e lavo. E tenho uma que deixo só pra usar em casa”, relatou.
Em segundo lugar aparece, com 20,09% a opção “Mantenho-me rigorosamente em isolamento social com meus familiares”. Logo em seguida vieram “Rigorosamente, evito aglomerações fora de casa, mesmo usando máscaras”, “Lavo as mãos com água e sabão e higienizo constantemente o local onde moro”, “Tenho flexibilizado a quarentena e saio para fazer caminhadas e visitar parentes”, com 13,84%, 5,80% e 5,36%. Com apenas 4,02%, a opção “Não acredito nos efeitos da quarentena e mantenho minha rotina de vida normal” foi a menos escolhida por quem votou na pesquisa. Um dos que votaram nessa opção é o estudante Fran*[nome fictício para preservar a identidade do entrevistado, atendendo ao pedido de preservação da fonte]. “Moro sozinho e mantenho minha vida normal. Eu já trabalhava de home office. Às vezes, durante a quarentena, eu e meus amigos fazemos umas festinhas de aniversário, um churrasco e estamos sempre juntos. Não acredito muito nesse isolamento ou nos efeitos do vírus”, pontuou.