Cidades
APENAS 2 FARMÁCIAS RECEBERÃO TESTES RÁPIDOS PARA COVID EM AL


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as farmácias possam realizar testes rápidos para Covid-19. A publicação da resolução entrou em vigor na quinta-feira, 29 de abril, com as normas técnicas para os farmacêuticos e estabelecimentos de saúde. Em Alagoas, das grandes redes farmacêuticas, apenas uma vai aderir aos testes, que serão realizados em duas farmácias da capital e se iniciam no dia 25 de maio. Das maiores redes farmacêuticas de Alagoas somente uma acenou positivo para aderir aos testes rápidos para Covid-19 nas farmácias da capital, segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas(CFR/AL), Robert Nicácio. “O Conselho entrou em contato com os coordenadores farmacêuticos das principais redes do estado de Alagoas, e só uma acenou positivo. Essa única que aceitou, informou que, inicialmente, será apenas em duas farmácias da capital alagoana, podendo aumentar a depender da procura”, informou o presidente. Poderão realizar os testes rápidos, farmácias com licença sanitária, autorização de funcionamento e que atendam aos requisitos técnicos de segurança para testagem. Somente os farmacêuticos estarão habilitados a fazer o procedimento, para isso, ele deverá fazer uma entrevista com o paciente para avaliar a aplicação do teste.
Robert Nicácio explica ainda que em relação à eficácia do teste, ele cumpre o que promete para um teste de triagem. Ele reforça que não é um teste diagnóstico e possui baixa sensibilidade, não determinando se a pessoa teve ou está infectado pelo Covid-19, diz apenas se pessoa em determinado período entrou em contato com o vírus e se seu organismo gerou anticorpos para o vírus.
“Quando eu falo da baixa sensibilidade, eu comparo com outro exame para diagnóstico da Covid-19, que é o RT-PCR, que é um exame mais elaborado e mais caro, realizado em Alagoas somente no Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen/AL), que realiza análise do material genético do vírus”, relatou o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
RECOMENDAÇÕES
No que tange às recomendações para realização do teste rápido, o ideal, segundo Robert Nicácio, é que seja realizado sete dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. “Nessa questão da sensibilidade, existe a chance de acontecer um falso negativo, então as pessoas só devem procurar a partir de sete dias após a apresentação dos primeiros sintomas do vírus”, pontuou. Quanto ao custo do teste, o presidente do CRF reforça que não há como afirmar até o momento sobre valores, mas conta que em pesquisa realizada no Sul e Sudeste do país, juntamente com fabricantes de testes, estão sendo vendidos testes rápidos a partir de R$ 99,00, chegando no máximo aos R$300,00. Contudo, como na capital apenas 2 farmácias irão disponibilizar os testes, até o momento, a tendência é que devido a procura o preço seja maior que em outras cidades do país.