app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cidades

APÓS CESARIANA DE EMERGÊNCIA, DENTISTA MORRE POR COVID-19

Bebê de Fernanda Torres, que recebeu o nome de Maria Flor, passa bem, de acordo com Sindicato dos Odontólogos

Por luan oliveira | Edição do dia 29/05/2020 - Matéria atualizada em 29/05/2020 às 06h00

A dentista Fernanda Torres, que estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Maceió com Covid-19, faleceu na madrugada desta quinta-feira (03), segundo o hospital. Fernanda passou por uma cesariana de emergência aos seis meses antes de ser admitida na Santa Casa com o vírus, e uma intensa campanha por doação de sangue para ela ocorreu nas redes sociais.

A Santa Casa não informou se uma transfusão de sangue chegou a ser feita antes da paciente vir à óbito. Os hemocentros do Estado sofrem um forte desabastecimento desde o início da pandemia do novo coronavírus, com doadores temerosos de serem infectados no processo. As instituições garantem, contudo, que o processo é seguro, inclusive com agendamento para evitar aglomerações.

O Sindicato dos Odontologistas no Estado de Alagoas (Soeal) publicou uma nota nas suas redes sociais lamentando a morte da profissional. Segundo o texto, o bebê, que foi batizado de Maria Flor pela mãe, “segue bem”. As redes sociais do Soeal participaram da mobilização em busca de doadores, e agradeceu a todos que compartilharam a campanha e se disponibilizaram à comparecer ao hemocentro da Santa Casa para fazer a doação.

DOAÇÃO

Os estoques dos bancos de sangue do Estado de Alagoas estão em nível crítico devido à pandemia do Covid-19. No início de maio, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) contava com apenas 87 bolsas de sangue, apenas 29% do estoque necessário. Medidas de higienização reforçada foram tomadas pela equipe do local, assim como uso reforçado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todo o pessoal e treinamento em paramentação e desparamentação (o colocar e retirar dos equipamentos de forma segura). Os interessados em doar podem contatar o Hemoal no 3315-2109 (Maceió) e 3539-8285 (Arapiraca) e agendarem suas idas, para prevenir aglomerações.

Mais matérias
desta edição