app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades Satuba-AL, 29 de setembro de 2015
Prefeito da cidade de Satuba, Paulo Acioly (PSD-AL),  relata para reportagem da Gazeta, que seu município está falalido, por causa da queda de arracadação. Alagoas - Brasil.
Foto: Ailton Cruz

SEIS MUNICÍPIOS DE AL CONCENTRAM MAIORES TAXAS DE INCIDÊNCIA

Satuba encabeça o ranking, com 9,11 casos de Covid para cada mil habitantes; Santa Luzia do Norte tem incidência de 7,67

Por Nealdo | Edição do dia 29/05/2020 - Matéria atualizada em 29/05/2020 às 22h19

Levantamento feito pela Gazeta de Alagoas com o número de casos de Covid-19 em Alagoas revela que seis municípios concentram as maiores incidências da doença no Estado, com mais de 5 casos para cada mil habitantes. De acordo com os dados - que levam em consideração a estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o boletim desta quinta-feira (28) da Secretaria Estadual de Saúde -, Satuba encabeça o ranking, com uma incidência de 9,11 casos por mil habitantes. Segundo a Sesau, o município localizado na região metropolitana de Maceió tem 126 casos da doença, o que faz com que a taxa de incidência de Covid-19 seja o dobro dos 2,41 casos por mil habitantes registrados no estado. Em segundo lugar aparece o município de Santa Luzia do Norte - também localizado na região metropolitana de Maceió - com 7,67 casos por mil habitantes. O ranking é formado ainda por Porto Calvo (5,44 casos por mil habitantes), Jequiá da Praia (5,52 casos/mil habitantes), Coqueiro Seco (5,47 casos) e São Sebastião (5,03). Com 4.589 casos confirmados de Covid-19, a capital alagoana aparece em nono lugar, com uma incidência de 4,50 casos por mil habitantes. Entre os vinte primeiros municípios com maiores incidências, Passo de Camaragibe é o que apresenta a menor incidência, com 2,09 casos por mil habitantes. Em seguida aparecem Coruripe, com 2,12 casos, e Quebrangulo, com 2,39. Os três estão abaixo da média de incidência do Estado. Entre os dez municípios alagoanos com maiores incidências da doença, seis deles estão localizados na região metropolitana de Maceió, o que faz a região ser considerada o epicentro da Covid-19 em Alagoas. Como a Gazetaweb mostrou nesta quinta-feira (28), Alagoas registra atualmente 8.056 casos confirmados da doença espalhados por 99 dos 102 municípios alagoanos. Somente nesta quinta-feira (28), foram registradas 17 mortes e novos 476 alagoanos infectados.

CURVA DE TRANSMISSÃO

Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, a curva de transmissão do novo coronavírus deve crescer pelos próximos vinte dias. “Temos observado que, nos últimos dias, os números têm ultrapassado a média diária de 400 casos”, destacou.

Segundo ele, isso é decorrente da ampliação da testagem feita no Laboratório Central (Lacen), nos municípios e nas centrais de triagem por meio dos testes rápidos. Além disso, ressalta Ayres, o avanço da transmissão do vírus tem feito a curva da doença subir no Estado.

Mais matérias
desta edição