loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ESTUDO APONTA AVANÇO DE MAIS DE 20 VEZES NA TAXA DE COVID EM AL

De acordo com a Fiocruz, Estado ocupa o terceiro lugar no Nordeste em incidência da doença

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ESTUDO APONTA AVANÇO DE MAIS DE 20 VEZES NA TAXA DE COVID EM AL
-

A taxa de incidência da Covid-19 cresceu mais de 20 vezes em Alagoas na primeira quinzena de maio, de acordo com levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Pernambuco, na comparação com o mesmo período do mês de abril. Foi a terceira maior taxa do Nordeste, segundo o estudo, que apontou o estado do Tocantins com o maior aumento (49,8 vezes), seguido de Sergipe (47,8). O estudo apontou para um maior crescimento das taxas de incidência de Covid-19 em 13 estados do Norte e Nordeste. Para se ter uma ideia, a média do crescimento no país foi de sete vezes, número em si já considerado alto pelos estudiosos. O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste abaixo desse número, com 6,6.

Para o coordenador da pesquisa da Fiocruz, Wayner Vieira, a pandemia atingiu o país, no primeiro momento, em áreas “menos pobres”, com a covid-19 sendo trazida pelos viajantes que circularam pela China, Europa e posteriormente América do Norte para o eixo Rio-São Paulo, Distrito Federal, distrito industrial de Manaus, Fortaleza e Recife - essas duas últimas cidades devido às suas características de turismo intenso.

Até 19 de abril, dos dez estados com a maior taxa de casos por milhão de habitantes, destacavam-se três da região Sudeste - São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo - e uma unidade do Centro-Oeste - Distrito Federal. Além disso, havia quatro Norte (AM, AP, RR e AC) e dois do Nordeste (CE e PE). Essa lista incluía os locais com maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as unidades da federação (SP, RJ e DF).

Relacionadas