Cidades
CELEBRAÇÕES DE CORPUS CHRISTI SERÃO A PORTAS FECHADAS ESTE ANO
Arcebispo D. Antônio Muniz celebrará a missa solene na Catedral com número reduzido de pessoas


Desde o início da pandemia do novo coronavírus as celebrações religiosas em Alagoas têm acontecido a portas fechadas em todas as igrejas, visando evitar o contágio do novo vírus. No feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (11), não será muito diferente. O arcebispo, juntamente a sua equipe de transmissão, irá realizar a celebração e transmitir para os fiéis através das redes sociais. Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Maceió, seguindo os protocolos do decreto estadual e visando evitar o contágio do vírus, as celebrações continuam sendo realizadas à portas fechadas. “O arcebispo irá presidir a missa solene na Catedral com algumas pessoas, porém será um número bem pequeno, de no máximo cinco pessoas. Eles ajudarão na leitura, na música e na transmissão pelas redes sociais”, informou. De acordo com o setor de comunicação, na programação terá a adoração ao Santíssimo Sacramento, que será realizada de 15h às 16h30 e que será conduzida pelo padre Elison Silva. Já às 17h, acontecerá a Santa Missa, que será presidida pelo arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz. A celebração acontece sem a presença de fiéis e sem a tradicional procissão pelas ruas.
As transmissões, como de costume, serão nas redes sociais, como Instagram, Facebook e no Youtube. Além, claro, da transmissão pela rádio Imaculada 92.3FM. Nas paróquias espalhadas pela capital alagoana os padres devem seguir a mesma programação, ‘Adoração’ e Santa Missa, na Igreja Matriz e, claro, com um número de pessoas que não ultrapasse o limite de cinco fiéis, por conta do risco do vírus em ambientes com aglomerações.
COMÉRCIO
A data é celebrada pela Igreja Católica mas não é feriado nacional, sendo, em Alagoas, ponto facultativo. Contudo, devido ao Decreto de Emergência do Governo de Alagoas, responsável por suspender a maior parte das atividades comerciais do estado, a assessoria de comunicação da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio) informou que não terá como disponibilizar o que irá funcionar e o que estará fechado na quinta-feira (11).