“Enquanto seres humanos, somos ser social, precisamos nos conectar com as pessoas que amamos, é importante exercitar e cultivar isso pra nossa saúde mental”, é assim que a psicóloga clínica Sabine Heumann vê a importância de se manter as celebrações do dia dos namorados entre os casais, marcado sempre por muito romance e comemorações, a data este ano terá de ser diferente. É fato que o período de quarentena tem imposto novas formas de convívio social entre todos. A convivência em excesso ou a falta completa de contato físico podem ser determinantes para o futuro de muitos casais. Sabine fala das consequências deste período e diz que a comunicação entre o casal é de grande importância e deve ser fortalecida, principalmente agora, sendo a principal forma de conexão entre os dois. “A rotina era totalmente diferente, cada um com suas atividades e a quarentena mudou a convivência, assim como a forma de se relacionar. Muitas coisas que funcionavam antes na forma como o casal se relacionava, agora deixam de funcionar. A comunicação é importante para o casal falar como está se sentindo, sendo fonte de conexão”, disse a psicóloga. .
O casal Louise Moreira e Gustavo César, juntos há 12 anos e pais de dois filhos, diz que o confinamento os aproximou e melhorou a relação. A pausa na vida corrida do dia a dia anterior a pandemia não trouxe dificuldades. “As mudanças foram para melhor. Podemos ficar mais tempo juntos com nossos filhos. Nossa vida era uma correria muito grande. Nossa relação melhorou”, disse Louise. “Não houve dificuldade. Podemos estar mais juntos nós dois e nossos filhos”, disse Gustavo.
Para outros, o isolamento social e a convivência excessiva trouxe problemas que precisaram ser contornados. Milla Ferreira e Victor Gustavo moram juntos em um pequeno apartamento e viram a necessidade de passar um tempo na casa dos pais de Victor, local um pouco maior, para tentar amenizar os problemas que o confinamento trouxe. “Assim que começou a pandemia, decidimos vir pra casa dos pais do Victor, pra diminuir custos e porque moramos em um apartamento pequeno e a convivência por 24h acabou levando a alguns atritos no relacionamento, então decidimos mudar pra tentar abstrair um pouco mais, mas continuamos isolados juntos”, contou Milla.
COMEMORAÇÕES
Com bares e restaurantes fechados, a criatividade será importante neste dia dos namorados. Para a psicóloga Sabine Heumann, não se pode deixar a data passar em branco, buscando formas de manter vivo o romantismo. “O ser humano gosta desses rituais de comemoração, eles são importantes. É necessário pensar em formas de se comemorar na quarentena. Um café da manhã juntos, um bilhetinho, uma declaração, essas coisas que podem melhorar o dia e trazer o romantismo, que, muitas vezes, pode ser deixado de lado, em meio a tantas preocupações”, aconselhou a psicóloga. Para os casais que estão passando o período de isolamento afastados, a psicóloga aconselha manter o contato e a comunicação mesmo na distância, usando a tecnologia para se aproximar e comemorar a data especial. “O ideal é que consigam pensar em formas de comemorar. A prática deste ritual ajuda o casal a se manter unido. Tem estratégias para que se consiga comemorar, usando tecnologia, ligação, chamadas por vídeo, exercendo o momento de conexão até na distância. Há plataformas de streaming com ferramentas que possibilitam que os casais assistam juntos um filme, por exemplo”, concluiu Sabine. Louise e Gustavo dizem que darão um jeitinho de não deixar o dia passar em branco, exaltando a importância de se cultivar um momento entre o casal. “Daremos um jeitinho para ficarmos bem juntinhos, nem que seja depois das 22h, quando as crianças dormirem”, conta Louise.
Para Rubens Santos e Paulo Alceu a troca de presentes foi antecipada, já que Paulo é enfermeiro e terá plantão no dia dos namorados. O casal, que namora há 5 anos, mora junto e tem compartilhado de bons momentos durante a convivência na pandemia. “Moramos juntos e nossa convivência tem sido ótima durante o período de isolamento social. Decidimos deixar pra comemorar o dia dos namorados apenas no dia 13, já que o Paulo estará em plantão exatamente no dia 12, e nesta temporada de pandemia os plantões tem sido um pouco mais longos, mas mesmo assim já fizemos a troca de presentes entre nós”, contou Rubens.