Maceió é a capital com o maior crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus em todo o Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ibope, coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa é uma das maiores do mundo sobre Covid-19. O levantamento colheu dados em 133 cidades de todos os estados do Brasil. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta sexta-feira mostrou Maceió com 7.840 casos confirmados e 426 mortes por Covid-19.
A primeira fase da pesquisa, concluída em maio, estimava que 1,3% da população de Maceió estava contaminada. A segunda fase, realizada entre os dias 4 e 7 de junho, mostrou que o índice de infectados subiu para 12,2%. Isso mostra porque Maceió é a capital em que o vírus se espalhou com mais rapidez.
A s duas fases da pesquisa já divulgadas mostraram que Alagoas é um dos estados que menos cumpre as medidas de isolamento social. A previsão é que a flexibilização no estado comece a partir de 22 de junho. “Se fosse uma corrida de Fórmula 1, infelizmente o Brasil hoje é ,de todo o autódromo,é o carro que está acelerando com maior velocidade nessa expansão do coronavírus”, disse o coordenador da pesquisa, Pedro Curi Hallal. Depois de Maceió, as capitais com maiores crescimentos nos números de infectados são Rio de Janeiro e Fortaleza.