loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

FAMÍLIAS ALAGOANAS MUDAM HÁBITOS E SE ADAPTAM Á PANDEMIA

Receio de que tudo se repita será determinante para manter os novos costumes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem FAMÍLIAS ALAGOANAS MUDAM HÁBITOS E SE ADAPTAM Á PANDEMIA
-
Imagem ilustrativa da imagem FAMÍLIAS ALAGOANAS MUDAM HÁBITOS E SE ADAPTAM Á PANDEMIA
| Foto: Cortesia à Gazeta de Alagoas

Colocar e tirar a máscara, procurar o álcool em gel, limpar as compras do mês e tirar os sapatos sempre ao chegar em casa; hábitos nascidos devido a pandemia do novo coronavírus e que mudaram para sempre a vida das famílias alagoanas. Até o momento que não surge uma vacina efetiva contra o novo vírus as pessoas vão vivendo a vida da melhor forma possível, seja com mudanças nos hábitos alimentares, higiênicos ou familiares. Mudanças essas que prometem perdurar até o período posterior a pandemia. Com os perigos agora existentes a primeira coisa a ser alterada com a pandemia foi a rotina dos alagoanos, como conta Lucas Amorim, que vive com os pais e com a irmã.“A nossa rotina mudou bastante, nós agora utilizamos máscaras para sair de casa, lavamos as mãos com frequência e toda vez que compramos algo limpamos em casa antes de guardar ou consumir. Como meus pais trabalham na área da saúde, temos os cuidados redobrados, pois eles ficam mais expostos. Higienizamos, inclusive, os veículos aqui de casa, como a motocicleta”, disse.

Lucas Amorim conta que acredita que mesmo após a pandemia os hábitos permanecerão. Para ele, as pessoas vão se preocupar mais com atitudes básicas e que acabavam passando despercebidas na correria do dia dia, como por exemplo, a higiene das mãos e, claro, dos produtos que são comprados e levados para a casa para o consumo da família. Contudo, apesar de acreditar que os hábitos permanecerão, ele não acredita que serão na mesma intensidade. “Eu acredito que não vamos manter o mesmo nível de cuidado que estamos tendo nesse momento, porque agoras estamos mesmo na pandemia, mas acredito que alguns costumes vão mudar, como lavar mais as mãos, higienizar as mercadorias e até usar máscara em caso de resfriado, hábito que, por exemplo, já era comum no Japão”, pontuou Lucas Amorim. Quando questionado sobre como essa pandemia mudou sua vida além da rotina, o jovem disse que a visão de mundo também foi afetada. “A crise nos mostrou como fazemos parte de um todo, que nossas atitudes interferem na vidas de todos. Precisamos ter empatia e cidadania para conseguir vencer essa pandemia. Estamos tomando os devidos cuidados não apenas por nós e nossa família, mas por todos.”

LIMPEZA REDOBRADA

Imagem ilustrativa da imagem FAMÍLIAS ALAGOANAS MUDAM HÁBITOS E SE ADAPTAM Á PANDEMIA
| Foto: Cortesia à Gazeta de Alagoas

Para Rosenilda Araújo, de 56 anos e que vive com uma família de cinco pessoas, a pandemia só reforçou os hábitos de limpeza e higiene que já tinham em casa. “Costume de limpar as coisas aqui em casa nós já tínhamos, a diferença principal é que agora é redobrado, porque vemos como está a situação. Passamos álcool em gel nas coisas e lavamos tudo que entra aqui de feira, para não correr riscos”, contou a dona de casa. Consciente que precisam se cuidar, a dona de casa frisa que mesmo após a pandemia os cuidados em sua casa não diminuirão. “Com certeza aqui em casa continuaremos nos cuidando mesmo após a pandemia, porque cuidado sempre é bom e nunca é demais. Acredito que muita gente também vai continuar, outros, no entanto, não, porque já vemos que agora enquanto estamos na pandemia tem muita gente achando que é brincadeira, imagina quando passar”, indagou. Cuidados com os alimentos e as roupas foi uma das coisas que mais mudou para os alagoanos, segundo Elayne Cristina. Ela conta que, em sua casa as compras são lavada sempre que chegam do mercado, além, claro, do cuidado com o uso da máscara e dos sapatos, que para a dona de casa, são essenciais. De acordo com ela, assim que chegam em casa, deixam o sapato na porta e seguem para lavar a máscara. Para Elayne, a vida pós pandemia não será mais a mesma, tudo estará diferente, seja no mundo, ou dentro de sua casa. A alagoana Thaynná Araújo faz parte das pessoas que tiveram algum parente infectado pela Covid-19, por isso, precisou fazer alterações em casa. “O uso do álcool que era algo que não usávamos passou a ser usado em todos os ambientes da casa e todos os lugares tocados passaram a ser limpos constantemente”, relatou a jovem. A jovem, contudo, não acredita que haverá mudanças após a pandemia, para ela, as pessoas esquecerão os hábitos adquiridos na pandemia logo após seu término. “Sendo sincera, acho impossível as pessoas se cuidarem. Se diante dessa pandemia, há aglomerações, pessoas transitando sem máscaras e sem os devidos cuidados não será depois disso tudo passar que irão se cuidar. A única coisa que eu acho que pode continuar é o uso do álcool em gel, mas nas outras medidas acho improvável”, pontuou.

Relacionadas