app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades

‘ATÉ AGORA FICHA AINDA ESTÁ CAINDO’, DIZ MÉDICo QUE PERDEU ESPOSA

Dentista catarinense que morava em Alagoas desde 2007 estava grávida de sete meses quando contraiu a doença

Por regina carvalho | Edição do dia 27/06/2020 - Matéria atualizada em 27/06/2020 às 06h00

A catarinense Fernanda Torres, cirurgiã-dentista, 37 anos, faleceu no dia 18 de maio, vítima da Covid-19. Estava grávida de sete meses de Maria Flor, uma gestação que se tornou de risco. Casada há doze anos com o médico José Luna Filho, teve um filho, que hoje está com onze anos. Veio morar em Alagoas em 2007, pouco tempo após o casal se conhecer no Rio de Janeiro. “Particularmente, acho que foram os doze melhores anos da minha vida e é por isso que ela faz tanta falta. Até agora a ficha ainda está caindo. A saudade é grande, a tristeza é grande. A angústia da perda é grande. A sensação de impotência de você não poder fazer nada. Você não pode estar ali junto, não pode estar perto. É um absurdo, porque poderia ser uma decisão pessoal ficar ao lado da pessoa. Acho que a presença pode fortalecer a pessoa de alguma forma. Não poder acompanhar, machuca quem está fora, machuca quem está doente. É uma sensação de que você poderia ter feito algo mais e não conseguiu fazer. Estou tentando voltar a minha rotina, mas para mim a saudade só aumenta”, declara o médico José Luna. Luna também teve Covid e pensou que poderia desenvolver a forma grave da doença. “Quem me levou à Unimed foi Fernanda, pensei que eu iria ficar, mas foi ela quem ficou. Na minha opinião a presença do familiar é determinante para melhora do paciente. É preciso humanizar. A gente se sente pior que um leproso, talvez isso seja o pior de tudo. É difícil conviver com a saudade. Ela amava a vida, não sabia dizer não. Isso é o que mais dói”. Para quem vive a dor de uma perda precoce, não dá para entender tanta pressa de voltar à rotina quando o vírus ainda é uma ameaça. “Vejo uma vontade muito grande das pessoas de retornarem a uma vida normal, mesmo com todos os riscos. Só sabe quem perdeu um ente querido. Fernanda tinha a vida toda pela frente, uma morte precoce. Inclusive a morte da minha filha que vinha de uma melhora e de repente, numa manhã, ela teve uma piora absurda. A Covid é traiçoeira, quem você pensa que vai sair bem não consegue. O que pode ter piorado a situação dela foi a cesariana, que foi necessária naquele momento, mas talvez tenha sido o ponto fundamental para que ela possa ter piorado como piorou”, finaliza José Luna, lembrando que o estilista Audifax Seabra, morto também após infecção pelo novo coronavírus, em junho, fez o vestido de formatura de Fernanda.

PARAIBANOS QUE BUSCAVAM VIDA MELHOR AL

Foto: Cortesia
 


O professor universitário Nelson Vieira perdeu a mãe, o tio e o avô para o novo coronavírus. Nada pode reparar tanta dor. No intervalo de menos de trinta dias os três morreram e, por coincidência ou não, estavam juntos quando decidiram viajar à Paraíba poucos dias antes de adoecerem. “Se ficar pensando, fica deprimido. Ficam os momentos bons do que a gente viveu com eles, mas é muito difícil superar”, declara. A família saiu da Paraíba, décadas atrás, para tentar uma vida melhor em Alagoas. Severina Vieira da Silva, a mãe de Nelson, tinha 65 anos, era hipertensa e diabética. Uma paraibana forte, de fé. Adorava reunir a família, os netos - são doze. Tinha um sonho, ver um deles formado em Medicina, o Rubens, que tem 17 anos. Ela faleceu no dia 22 de abril. O tio de Nelson, Severino Pedro da Silva, tinha 60 anos, um apaixonado pelo fluminense e forró, como bom nordestino da Paraíba que era. Ele faleceu no dia 17 de maio. Já Severino Vieira da Silva tinha 96 anos, avô de Nelson. Era um homem forte. Agricultor e pai de cinco filhos, o xodó da família. Chegou a ficar quase recuperado da Covid-19, a equipe médica cogitou alta do hospital, mas a morte da filha foi um momento muito difícil de dor. Ele acabou não resistindo. Faleceu no dia 15 de maio.

A PERDA DA VÓ

Foto: Cortesia
 


A estudante universitária Layza Bispo perdeu a avó de 74 anos, no dia 30 de maio. A pernambucana Leonora Maria da Silva - desde criança morava em Alagoas - ficou internada por 30 dias e apresentava poucos sintomas do novo coronavírus. Teve somente alteração do quadro respiratório, mas como tinha problemas cardíacos, não desconfiou que se tratava de Covid. O primeiro atendimento ocorreu numa Unidade Básica de Saúde (UBS) em Jacuípe, onde morava. “Lá foi medida a saturação dela e foi percebido que estava muito mais baixo do que deveria. Então minha vó foi para Maceió, onde ficou internada após a luta por um leito no Sistema Único de Saúde (SUS). A progressão do vírus é tão rápida que ela piorou muito em menos de 24 horas”, declara a universitária. As lembranças são muitas de dona Leonora, uma senhora lúcida que cuidava das plantas, de ir à feira e à igreja. Mãe de três filhos, que sustentou costurando, e vó de oito netos. “O que mais a minha família sentiu foi não poder se despedir dela. Retirar ela foi difícil porque Jacuípe é muito longe. Dá a sensação de que poderia ser feito mais, ter abraçado. A gente não sabia que não ia mais ver ela. É horrível. Isso a gente ainda está processando para poder seguir em frente. A gente tinha apego muito grande. Ela que sempre cuidou das minhas coisas e faço faculdade muito mais por causa dela, porque tive o apoio”.

Mais matérias
desta edição