app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cidades Maceió, 29 de junho de 2020
Mercado da Produção, no bairro da Levada, espaço coordenado pela Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

PREFEITURA SEGUE COM LIMPEZA DE MERCADOS

As medidas de limpeza de feiras livres e mercados públicos da capital, adotadas pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), como forma de combate a disseminação do novo coronavírus

Por william makaisy | Edição do dia 30/06/2020 - Matéria atualizada em 30/06/2020 às 06h00

As medidas de limpeza de feiras livres e mercados públicos da capital, adotadas pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), como forma de combate a disseminação do novo coronavírus, continuam acontecendo. Além das medidas de desinfecção, como a realizada todas às segundas-feiras no mercado da produção, é adotado também a redução do horário de funcionamento desses locais. No mercado da produção, localizado no bairro da Levada, na capital alagoana, a limpeza é realizada todos os dias, e na segunda-feira, o trabalho é redobrado, salientou Jerson Santos, diretor de abastecimento da Semtabes. “A limpeza é todos os dias, porém, optamos pelo fechamento nas segundas-feiras para dar um atenção. Além dessa limpeza adotamos também a diminuição no horário de funcionamento dos mercados. O funcionamento delas agora é a partir das terças-feiras até os domingos. A redução nos horários vai de 5h às 14h”, disse. “Todos os setores são igualmente checados, mas o setor de pescado e de carnes é o que tratamos com mais atenção, por serem locais que geram resíduos e que, por costume, as pessoas transitam um pouco mais na hora das compras. Neles focamos um pouco mais, sempre visando evitar o contágio do coronavírus”, relatou o diretor de Abastecimento. COMERCIANTES A limpeza é realizada pela Prefeitura de Maceió, contudo, aqueles comerciantes que trabalham no mercado podem ajudar na limpeza de seus estabelecimentos, segundo Edson Messias, presidente da Associação dos Comerciantes e Feirantes do Mercado da Produção. “A administração abre esse espaço, mesmo no dia que o mercado fecha, para que cada comerciante que queira ir até o seu estabelecimento para ajudar ou reforçar a limpeza que já vinha sendo feita, possa fazer isso”,destacou.

MEDIDAS HABITUAIS

A limpeza nos mercados públicos já era feita semanalmente, mas, devido a chegada da pandemia ela foi intensificada. “A dinâmica na limpeza dos mercados foi alterada devido a essa pandemia do coronavírus. Antes a limpeza era feita todos os dias com uma lavagem geral realizada uma vez por semana, agora estamos intensificando a lavagem geral para duas vezes por semana”, disse Jerson Santos. O diretor explicou que, para manter a limpeza, a Semtabes adotou o uso de sabão, água e cloro na parte da limpeza diária, nas áreas onde há maior concentração de pessoas. Nos setores de pescado e carne todos os dias os permissionários lavam suas tarimbas e boxes e, em seguida, a prefeitura aplica um produto para auxiliar na desinfecção. Ele contou também que contam com o auxílio de equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que ajudam na limpeza e desinfecção dos locais.

Mais matérias
desta edição