loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ESTADO TEM 2º MAIOR PERCENTUAL DE LEITOS DE UTI OCUPADOS DO NE

Apesar da oscilação, há dias em que a taxa tem ficado acima de 80%, o que é motivo de preocupação para autoridades de saúde

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ESTADO TEM 2º MAIOR PERCENTUAL DE LEITOS DE UTI OCUPADOS DO NE
-

Com pouco mais de 1,2 mil leitos para pacientes com o novo coronavírus e, desse total, 252 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a taxa de ocupação segue preocupante em Alagoas, estado que aparece entre os mais sobrecarregados no país e chegou a sétima colocação no fim de semana, segundo levantamento do G1. Apesar da oscilação, há dias que o percentual tem ultrapassado 80%. De acordo com dados do G1, em relação à ocupação das UTIs na região Nordeste, Alagoas só perde para o Rio Grande do Norte, que vive uma situação de saturação da rede hospitalar. Em relação aos demais estados, fica atrás também do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais e Roraima. Na manhã de ontem (29), o percentual de ocupação das UTIs em Alagoas ultrapassou novamente 80% e de mais do 90% na capital. Sobre essas taxas, em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reiterou a importância de as pessoas seguirem o decreto do governo estadual que trata do isolamento social. “O isolamento é importante, pois contribui diretamente para que as pessoas evitem aglomerações e baixe o contágio da Covid-19. A Sesau reforça, ainda, que o cumprimento do isolamento social tende a refletir na ocupação dos leitos exclusivos para tratamento de pessoas com a Covid-19”, informa a nota da Sesau.

No Hospital da Mulher, unidade referência no atendimento de pacientes com Covid, 98% e 100% dos leitos, respectivamente da UTI Adulto e Pediátrica estavam ocupados ontem pela manhã.

Para aumentar o número de leitos, em cerca de 130, destinados exclusivamente a pacientes com o novo coronavírus, o governo do Estado promete entregar o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, no dia 6 de julho. Devido à pandemia, a abertura foi antecipada. Ontem, o Boletim Epidemiológico da Sesau confirmou mais 804 casos de Covid-19 em Alagoas. Oficialmente, o estado tem 35,1 mil notificações da doença, 25,5 mil pacientes recuperados e mais de 1 mil óbitos, sendo mais da metade deles em Maceió. “A Sesau se mantém vigilante e ouvindo os especialistas em saúde pública e segue acompanhando os avanços dos casos da doença que atualmente está com maior incidência no interior do Estado”, conclui nota da Sesau.

Relacionadas