app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5884
Cidades

‘DOENÇA É MASCARADA; VOCÊ NÃO SABE SE TEM OU NÃO’, DIZ ARTESÃ

Especialistas dizem que é preciso buscar atendimento médicos aos primeiros sintomas e evitar a automedicação

Por regina carvalho | Edição do dia 04/07/2020 - Matéria atualizada em 04/07/2020 às 06h00

A artesã Ana Rosa conta que usava da criatividade para fazer bonecos e as garrafas, caneta e papel toalha, diz que o amor ao próximo pode destruir o vírus. “Amor ao próximo. Tem que ter muito. Essas pessoas que não estão ficando em casa, deveriam ficar em casa. Nessa situação que estamos vivendo, quando saem na rua, eu considero que não tem amor ao próximo porque essa doença é mascarada. Você não sabe se tem ou se não tem. E se você for assintomático, está transmitindo. Que as pessoas tenham amor ao próximo, que fiquem em casa, que pensem nos profissionais da saúde que têm as famílias deles. Que a gente precisa zerar essa pandemia, mas a gente só gera ficando em casa, esperando os que estão doente ficando curados. É preciso ajudar o próximo. O amor cura e como cura”, salienta Ana Rosa. E, para quem está enfrentando a doença, Ana diz que “continuem lutando porque a vida é bela,. Às vezes perde o paladar e o cheiro, mas tem que comer. Tem que colocar de goela abaixo. Não adianta assistindo coisas ruins, procurem coisas boas. Coisa ruim só atrai coisa ruim”, acrescentando que “para as pessoas que perderam um ente querido, é porque eram pessoas muito boas e cumpriram a missão delas aqui na terra”. Já para Júlio, a lição é de que todo o cuidado é pouco. “Devemos seguir as recomendações médicas e das autoridades competentes. Pois, infelizmente este vírus invisível é forte e traiçoeiro. Se puder ficar isolado, fique, para não ter perdas porque o resultado é pior. Além da dor da perda, o remorso”.

AUTOMEDICAÇÃO

Apesar de Júlio César ter se automedicado, o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) em Alagoas, Robert Andersson Firmiano Nicácio diz que a automedicação pode trazer riscos para a saúde. “Pode trazer riscos para a saúde. Dentre eles, o agravamento de algumas situações de saúde por essa medicação mascarar os sintomas e aí não se descobre que patologia é essa podendo se agravar”, ressalta Caso o medicamento seja antibiótico ou microbiano, as bactérias podem ser selecionadas quando você faz o uso do antibiótico sem a prescrição.

“Sem a real necessidade, pode apresentar resistência bacteriana. Por ventura, o paciente necessite fazer o uso do antibiótico, ele pode não mais fazer o efeito. Além disso, os medicamentos como inflamatórios, podem levar a funções digestivas, sangramentos e até insuficiência renal, podendo levar até a morte”.

Ao sentir os sintomas, busque atendimento médico.

Mais matérias
desta edição