Um serviço de teleatendimento começou a funcionar no Hospital Universitário para atender a população e tirar dúvidas a respeito do coronavírus. A informação foi divulgada pelo reitor da Universidade Federal de Alagoas, professor Josealdo Tonholo. O teleatendimento foi estruturado pela gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital, pela Coordenação da Faculdade de Medicina e envolve 100 estudantes do 10º e 11º período da Faculdade de Medicina com o envolvimento, também, dos professores
O telefone colocado à disposição da população é 3214-1419. Quando acionando, a voz eletrônica imediatamente diz: “Você ligou para a central de atendimento de combate à Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas. Aguarde que em breve você será atendido”. A ligação cai num sistema de Call Center e é direcionada para um dos 100 estudantes. “Neste momento que não é possível atividades didáticas, nossos acadêmicos de Medicina auxiliam a população, ajudam esclarecer dúvidas básica com relação ao covid 19 e em alguns casos fazem o monitoramento regular do paciente”, disse o reitor. O serviço é grátis e funciona de forma cooperada entre o Hospital Universitário e a Faculdade de Medicina para a população alagoana. “Agora, vamos avançar para a segunda fase. Deveremos em breve assinar um termo de cooperação com a prefeitura de Maceió para acompanhar a evolução do quadro de saúde dos pacientes de coronavírus que foram atendidos nas unidades básicas da saúde da prefeitura”. Segundo explicou o reitor Josealdo Tonholo, a ideia é depois do atendimento no posto de saúde e o paciente começar o tratamento, um dos estudantes mobilizados para a atividade do teleatendimento vai monitorá-lo diariamente. “O objetivo é acompanhar o quadro e aumentar a segurança da família do paciente e da comunidade”. O reitor destacou que este é um serviço social importante para ajudar a conter a doença e de primeira linha do hospital Universitário, que tem uma ala separa para atendimento de casos de Covid, e do curso de Medicina.