app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Cidades

ARAPIRACA SOFRE COM IMINÊNCIA DE COLAPSO NO SISTEMA DE SAÚDE

Número de leitos abertos no município para tratamento de pacientes com Covid é insuficiente para a região do Agreste REGINA CARVALHO

Por regina carvalho | Edição do dia 11/07/2020 - Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

A Gazeta entrevistou o secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães, e questionou sobre a situação do município nessa pandemia. “Desde o primeiro caso, estamos acompanhando diariamente a evolução do número de infectados no município. Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas, com uma população de 240 mil habitantes, proporcionalmente temos menos pessoas infectados que Maceió, mas é fato que existe uma migração do vírus para o interior do país, como tem sido constatado em vários estados”, afirma. Segundo o secretário, nos últimos 90 dias, foram realizados mais de 13 mil testes rápidos e registrados 20 mil atendimentos nas unidades de saúde do município. “Neste período de pandemia, desde o mês de março, a gestão municipal trabalha em diferentes frentes para evitar a proliferação de Covid-19”. A reportagem pergunta se Arapiraca tem leitos suficientes para atender a demanda. “Esta tem sido uma preocupação do prefeito Rogério Teófilo. O número de leitos abertos no município pelo governo do Estado é insuficiente para uma cidade do tamanho de Arapiraca. E se considerarmos que esses leitos também foram abertos para atender a mais de 1 milhão de pessoas de 46 municípios da segunda macrorregião de saúde, aí temos um cenário mais preocupante ainda. E ainda temos registrado ocupação de leitos, que é regulada pelo governo estadual, também com moradores de cidades da primeira macrorregião, que deveriam estar internados em Maceió. O município tem feito a sua parte, mas tem sofrido constantemente com a iminência de colapso do sistema de saúde do Estado”, conclui.

REGIÃO METROPOLITANA TEM MAIOR INCIDÊNCIA

No domingo, dia 5, quando Alagoas contabilizava 39,9 mil casos de Covid, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos ocupavam as três primeiras colocações dentre os municípios do interior com mais notificações da doença, respectivamente com 3,3 mil; 1,3 mil e 1 mil. Somente nessas três cidades, eram quase cem óbitos. Maceió já alcançava naquela data 16,5 mil registros de infecção pelo novo coronavírus e 625 mortes. Em relação à taxa de incidência por 100 mil habitantes, Marechal Deodoro, Satuba e Coqueiro Seco apresentaram índice preocupante, acima do registrado em Maceió e Alagoas. Tiveram, 2,5 mil; quase 2,4 mil e Coqueiro Seco, 2,3 mil. Enquanto que a capital ficou, no último dia 5, em 1,6 mil e Alagoas 1,3 mil. Naquele mesmo dia, a taxa de ocupação dos 252 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegava a 83% em Alagoas, sendo 84% em Maceió e 83% no interior. Apenas 19 dos 102 municípios não tinham óbitos confirmados por Covid. Na terça-feira, dia 7, Alagoas contabilizou 41,5 mil casos de Covid, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos seguiram ocupando as três primeiras colocações dentre os municípios do interior com mais casos. Quase 3,6 mil; perto de 1,4 mil e 1,1 mil infectados e 95 óbitos. Maceió registrou, até esse período, 17,1 mil registros da doença e 631 mortes. No item taxa de incidência por 100 mil habitantes, Marechal Deodoro, Satuba e Jequiá da Praia apareceram na frente, com 2,6 mil; 2,4 mil e 2,3 mil. Já a capital com quase 1,7 mil e Alagoas, 1,2 mil. Isso no dia 7 de julho. Nesse dia, segundo a Sesau, apenas 19 dos 102 municípios não registravam óbitos pela Covid. A taxa de ocupação dos 262 leitos de UTI no dia terça foi de 71% no estado, sendo 76% em Maceió e 61% no interior. Já na última quinta-feira (9), Alagoas registrou 43,1 mil casos de Covid e Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos registraram o maior número de notificações do interior, com 3,8 mil; mais de 1,4 mil e 1,1 mil infectados pelo novo coronavírus e 99 óbitos. A capital registrou, até esse período, 17,5 mil ocorrências e 636 mortes. Em relação à taxa de incidência por 100 mil habitantes, na quinta-feira, Marechal Deodoro, Satuba e Jequiá estão na frente, com 2,7 mil; 2,5 mil e 2,3 mil casos. Apenas 17 dos 102 municípios não tinham mortes pela Covid. A Sesau informou que 160 dos 267 leitos de UTI estavam ocupados, um percentual de 60% em Alagoas, sendo 58% em Maceió e 63% no interior. O estado ultrapassou 40 mil casos de Covid na última segunda-feira (6) e, na quinta-feira (9), atingiu a marca de mais de 1,2 mil óbitos.

ASSISTÊNCIA A MUNICÍPIOS AFETADOS

Sobre o avanço da Covid no interior, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que o decreto que trata sobre o distanciamento social controlado segue em Maceió e que vem divulgando, diariamente, os registros da doença no Estado. E que os casos da Covid-19 no interior mantém o Estado atento aos municípios com maior incidência da doença. Em relação às medidas tomadas para amenizar o impacto da Covid nas cidades mais afetadas, a Sesau declara que vem reiterando a importância de as pessoas seguirem o decreto do governo estadual que trata do isolamento social. “O isolamento é importante, pois contribui diretamente para que as pessoas evitem aglomerações e baixe o contágio da Covid-19. A Sesau reforça, ainda, que o cumprimento do isolamento social tende a refletir na ocupação dos leitos exclusivos para tratamento de pessoas com a Covid-19. A Sesau mantém a abertura leitos, enviando medicamentos, contribuindo diretamente no tratamento das pessoas infectadas pela doença”, finaliza a nota da Sesau.

Mais matérias
desta edição