app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades Maceió, 09 de março de 2020
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), completa 39 anos e presta homenagem ao Senador Fernando Collo. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

MAIS DE 80% DAS CIDADES ALAGOANAS TÊM ÓBITOS POR COVID

Dados mais recentes apontam para redução dos casos do novo coronavírus em Maceió e maior incidência no interior do Estado

Por Fábio Costa | Edição do dia 11/07/2020 - Matéria atualizada em 11/07/2020 às 06h00

A baixa adesão ao isolamento social e o número insuficiente de leitos podem custar caro aos moradores do interior de Alagoas, onde o ritmo de crescimento da Covid é mais preocupante neste momento da pandemia. Todos os municípios do Estado têm casos confirmados e muitos concentram altas taxas de incidência da doença se comparadas à capital. Na última semana, com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde, Marechal Deodoro, Arapiraca, Satuba, Coqueiro Seco, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia registraram situação mais preocupante em relação ao novo coronavírus, seja pelo grande número de casos ou pela alta taxa de incidência da doença por habitantes. Parte dos municípios ainda apresenta crescimento do número de casos de Covid e mais de 80% têm mortes causadas pelo novo coronavírus. “Neste momento há uma interiorização dos casos e mudou a prevalência das internações. Aparentemente a capital registra menos casos e o interior maior quantitativo”, confirma a infectologista Sarah Dellabianca. Segundo a prefeita Pauline Pereira, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os gestores têm se esforçado para fazer cumprir os decretos, como reduzir o número de feirantes, organizar as filas dos bancos, oferecer pias, álcool em gel e máscaras para a população. “Desde o surgimento do novo coronavírus, as prefeituras vêm tomando algumas ações como reorganização da rede de saúde, inclusive fazendo novas contratações de profissionais para atuar na linha de frente no combate à Covid-19”, diz. A prefeita explica que muitas dessas equipes não estão apenas nos hospitais e postos de saúde, elas foram para ruas e para a zona rural, com o intuito de realizar campanhas educativas, atendimentos e barreiras sanitárias, sempre buscando diminuir o impacto da doença nas cidades. “Durante a inauguração do Hospital de Porto Calvo (no dia 6 de julho), o governador deu a feliz notícia que as mortes por Covid-19 diminuíram no interior. Contamos com a colaboração de toda a população para manter o isolamento social e, assim, continuar reduzindo o número de casos”, afirma Pauline, que é prefeita de Campo Alegre. Sobre as medidas que os municípios precisam adotar para conseguir passar pela Covid sem grandes estragos, Pauline Pereira declara que: “a coordenação das ações, que devem ser realizadas de forma conjunta, organizada e simultânea. Além de uma maior conscientização da população, que em quanto não tiver vacina, vamos precisar viver com medidas de prevenção. Poderemos abrir ou fechar o comércio, isso depende agora da população”, detalha. De acordo com a presidente da AMA, os leitos clínicos têm diminuído a ocupação e leitos de UTI também, o que deixa os gestores mais confiantes para o próximo decreto e assim avançar para a fase laranja (no interior).

Mais matérias
desta edição