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ESTUDO REVELA EFEITOS DA PANDEMIA NAS CRIANÇAS
Pesquisa ouviu 125 responsáveis por alunos de cinco escolas de tempo integral
Por luan oliveira | Edição do dia 14/07/2020 - Matéria atualizada em 14/07/2020 às 06h00
Nada é o mesmo desde o início da pandemia do novo coronavírus, mas não são só os adultos que estão sendo afetados: as crianças, também. Com sonos menos regulados, maior ansiedade e irritação, mais tempo em frente a telas e hábitos alimentares menos saudáveis, os pequenos estão sofrendo com as consequências do fim da rotina.
É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, cujo pesquisadores apontam a ausência da rotina escolar como um possível motivo. O estudo se tratou de uma pesquisa com 125 responsáveis por alunos de cinco escolas de tempo integral do município de Arapiraca, no Agreste Alagoano. “A hipótese que levantamos é que a suspensão das aulas presenciais tenha alterado a estrutura do dia da criança, fato esse que pode provocar desfechos negativos a saúde dela”, explica o coordenador do estudo, Luís Carlos Barbosa. Os dados coletados pelos pesquisadores indicam uma desregulagem no sono das crianças, que estão indo dormir cerca de uma hora mais tarde (21h50) e acordando até duas horas mais tarde (08h29). Também houve um aumento no tempo de exposição à telas, como TVs e celulares, de 36%. Dos familiares, 53% afirmaram que os pequenos estavam mais ansiosos e, 51%, que percebiam mais estresse nas crianças. Houve uma redução de cerca de 54% na atividade física, que normalmente é restrita à praticada na escola. “O componente curricular Educação Física é fundamental no processo de se promover saúde na escola”, afirma Barroso. O consumo de alimentos saudáveis das crianças também reduziu significativamente desde a suspensão das atividades escolares.
Sobre o estudo
As entrevistas realizadas em escolas de tempo integral de Arapiraca fazem parte do projeto macro que tem como título Desenvolvimento, implementação e avaliação do eixo da atividade física na política municipal de educação integral de Arapiraca – AL.
A iniciativa é liderada pelo pesquisador Luís Carlos Barbosa, sob orientação do professor Rafael Tassitano (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), coorientação do professor Arnaldo Tenório (Campus Arapiraca Ufal) e colaboração do professor Leonardo Luz (Campus Arapiraca Ufal), tendo sua execução feita pelo Lacaps, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca, da Ufal e a parceria da UFRPE.