Cidades
ARQUIDIOCESE ANUNCIA EM BREVE PLANO DE REABERTURA DE IGREJAS
Diretrizes para retorno das celebrações com fiéis seguirão o recomendado pela CNBB e pelo governo do Estado

Após anunciarem nesta quarta-feira (8) que iniciaram os estudos para a reabertura das igrejas, a Arquidiocese de Maceió afirmou, nesta terça-feira (14), que o plano já está em seus moldes finais e deve ser anunciado nos próximos dias. O estudo foi solicitado pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, e busca encontrar uma maneira segura e consciente de retomar as celebrações em meio à pandemia do novo coronavírus. Com a progressão do Estado de Alagoas para a fase laranja, os templos foram autorizados a retornar celebrações, desde que com precauções.
Segundo o responsável pelo grupo e coordenador da Pastoral da Saúde, Padre Cícero Lenisvaldo, o esboço em mãos segue o que já ocorre em outras dioceses pelo país, que preconiza o estabelecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o decreto do governo estadual.
A equipe é formada por médicos católicos, a maior parte da área da infectologia, e por sacerdotes; há também diáconos e leigos representantes dos movimentos. “O objetivo deste grupo é apresentar aos párocos orientações sobre como deverão proceder para organizar o número de pessoas nas celebrações, indicações sobre higienização, cuidados que deverão ser tomados nas celebrações, como realizar os demais Sacramentos”, afirmou o padre. Nos próximos dias, a data de reabertura dos templos católicos deverá ser divulgada pela diocese, seguindo o que já foi anunciado por alguns templos evangélicos da capital, como a Igreja Batista do Farol.