loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

COM LIBERAÇÃO, BOMBEIROS VOLTAM A MONITORAR BANHISTAS

Grupamento de Salvamento Aquático é formado por 106 militares, divididos em várias equipes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A determinação da reabertura das praias da capital pelo prefeito Rui Palmeira (sem partido), na última semana, fez o grupamento de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros se reestruturar para monitorar o litoral alagoano. Ao todo o grupamento é formado por 106 militares que se dividem em várias equipes. Elas haviam sido reduzidas durante a fase mais aguda da pandemia, mas o trabalho voltou praticamente ao normal nos postos localizados nas praias da Jatiúca, Guaxuma e Mirante da Sereia.

“O serviço de guarda vidas nas praias permaneceu funcionando normalmente desde o início da pandemia mas com efetivo reduzido. Com a liberação das praias em Maceió, pelo movimento atual q segue pequeno, ainda não foi necessário um reforço no efetivo. O Grupamento de salvamento aquático é responsável pelo serviço de proteção e salvamento nas praias da capital e região metropolitana”, disse o capitão Rafael Duarte da Assessoria de Comunicação.

Mesmo tendo um foco na capital o trabalho ocorre em todo o Estado, inclusive, no que se refere a equipes de mergulho que quase sempre são acionadas para situações de afogamento e localização de corpos em rios e açudes.

Para se manterem aptos ao trabalho, a corporação tomou medidas preventivas com o reforço na aquisição e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Paralelamente a isso houve também amplo trabalho de conscientização quanto ao problema do contágio e as formas de higienização para evitar contaminação.

“A superintendência de saúde criou um serviço permanente de teleatendimento, além de terem sido providenciados pela secretaria de estado da saúde uma quantidade razoável de testes para serem aplicados em militares da corporação, facilitando o rápido diagnóstico”, informou capitão.

A corporação iniciou testes rápidos no dia 15/05/2020 com atendimento até o dia 06/07/2020, alcançando 196 bombeiros militares, 192 familiares e 18 servidores do grupamento aéreo, que contam com policiais civis e militares. Com isso foi possível detectar o resultado positivo em 50 bombeiros militares, 65 familiares de bombeiros militares e 08 servidores do grupamento aéreo. Ao todo foram realizados 406 testes rápidos.

“Além disso, seguindo o preconizado pelas determinações das autoridades e orientações dos órgãos de saúde. Por portaria do comando, o efetivo diário no expediente administrativo passou a trabalhar parte por teletrabalho, foram suspensas atividades que gerem aglomerações, como reuniões presenciais, instruções presenciais e formaturas”, completou o militar.

Por precaução e seguindo o modelo adotado em outras estruturas do serviço público foram suspensas as atividades de atendimento presencial nos postos da superintendência de atividades técnicas e passaram a funcionar por meio de teleatendimento.

Relacionadas