Cidades
PAGAMENTO DE AUXÍLIO VOLTA A CAUSAR FILAS NA CAIXA

O pagamento do auxílio Emergencial do governo federal, que foi estendido para a 4ª e 5ª parcelas, costuma gerar filas nas agências bancárias de Alagoas desde o início da pandemia, sendo necessário criar medidas de distanciamento mínimo para evitar o contágio do novo vírus. Com mudanças no calendário de pagamentos, os dois primeiros dias da semana foram movimentados nas agências, contudo o atendimento tem sido administrado de forma que não ocasione grandes aglomerações. Segundo o superintendente de Rede da Caixa em Alagoas, Sander Farias, o aumento na procura se deu pela mudança no calendário de pagamentos do auxílio. “Nós tivemos um aumento no volume de procura das agências no início desta semana que teve como primeiro dia útil (20). Essa foi a primeira após o anúncio das mudanças no calendário do pagamento do Auxílio Emergencial. Nos primeiros dois dias o pessoal ainda estava buscando informações, além da procura por outros atendimentos presenciais como atualização de dados no CaixaTem ou desbloqueio do app”, informou. “Apesar desse aumento da demanda, aqui no estado de Alagoas o atendimento foi administrado e, mesmo nas agências com maior fluxo, a gente tem conseguido organizar as filas e dar uma máxima vazão, até porque estamos fazendo atendimento prioritário às demandas do CaixaTem.” O superintendente explicou que a Caixa tem orientado os clientes usuários do CaixaTem sobre as funcionalidades do aplicativo, tais como fazer pagamentos de boletos, de concessionárias, gerar cartão de débito virtual para compras on-line, além da possibilidade de usar compras nas maquininhas pelo QR code. Ele relatou que o cliente pode utilizar o CaixaTem em estabelecimentos físicos como supermercados, farmácias, lojas, etc, o que tem diminuído a necessidade do saque em espécie, reduzindo a presença física nas unidades de atendimento.
PAGAMENTOS
De acordo com informações da Caixa, a instituição iria creditar as novas parcelas 4ª e 5ª do Auxílio Emergencial anunciadas pelo governo federal a partir da quarta-feira (22). O novo calendário de pagamentos passa a ser organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e saque em espécie. Os beneficiários continuam recebendo a parcela a que têm direito no período de acordo com o mês de nascimento.
BOLSA FAMÍLIA
Os beneficiários que estão no programa Bolsa Família começaram a receber a parcela 4 na última segunda-feira (20). O recebimento do Auxílio Emergencial por esse público é feito da mesma forma que o benefício regular, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui,ou por crédito na conta CAIXA Fácil.
NOVO CALENDÁRIO
Na quarta-feira (22), também teve início o novo calendário de pagamento do auxílio. Cerca de 3,8 milhões de brasileiros nascidos em janeiro já receberão o crédito na poupança social digital. Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo governo federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo App CAIXA | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. Os ciclo completos, com todas as datas para saque e recebimentos na conta social, podem ser acessados através do site caixanoticias.caixa.gov.br.