Cidades
EXÉRCITO REALIZA SIMULAÇÃO DE DESASTRE NO BAIRRO DO PINHEIRO
Diversos órgãos públicos participaram da operação como preparação para situações de calamidade
Maceió recebeu, nessa quarta-feira (12), mais uma ação promovida pelo Exército Brasileiro – a Operação Alagoas - que visa capacitar e manter efetivos militares em estado de prontidão, medida já realizada em estados brasileiros. O treinamento simula uma situação de desastre e como o efetivo se comportaria em resposta à ocorrência. Uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Cruz Vermelha realizaram treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro, em Maceió, para estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.
O general do Exército e comandante militar do Nordeste, Marco Antônio Freire Gomes, afirmou que o simulado é algo produtivo e positivo, pelo fato não só de preparar os órgãos para o caso de calamidade, mas também por unir e garantir a troca de experiência entre todos os participantes. “É extremamente positivo. Uma forma de estarmos cada vez mais juntos e de nos prepararmos melhor, para o caso de necessidade”, declarou.
Freire Gomes explicou que o Exército aproveitou este momento para executar um exercício de treinamento integrado com diversos órgãos dos três níveis - federal, estadual e municipal - e que Alagoas foi escolhida pelas características do local. “Temos condições de integrar todos esses órgãos e trabalhar juntos, numa troca de experiências e de técnicas, de forma que nos preparemos para servir a população”, afirmou o general.
TREINAMENTO CONSTANTE
Para Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil de Maceió, é importante que os órgãos estejam sempre em treinamento para que estejam preparados quando houver necessidade. “O sistema de defesa civil tem que estar sempre treinando, se comunicando. Hoje a ação é em apoio ao Exército. Alagoas foi contemplada por causa dos desastres naturais, como deslizamentos de terra e enchentes, e aqui ainda temos esse caso do Pinheiro. Estamos dando apoio, mostrando a capacidade de poder ajudar as agências”, afirma Dinário.
Aliados colocam Rute Nezinho como opção para vice de Renan Filho ao governo
Justiça de Alagoas barra decreto da Câmara que rejeitou contas de Rui Palmeira
Com tentativas frustradas de unir a oposição, deputado do PL admite plano B ao governo
Políticos parabenizam JHC no dia do aniversário e sinalizam apoio para 2026
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
O mesmo pensamento é compartilhado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel André Madeiro. “É importante por vários motivos, mas principalmente para podermos treinar e observarmos os erros. Para, caso tenha uma ocorrência real, estejamos preparados da melhor forma possível, sem erros, e só com acertos”, afirma André Madeiro.
A Operação Alagoas teve início na última terça-feira (11) com um Simpósio de Ajuda Humanitária, que contou com representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). E nessa quarta-feira (12), o Comando Militar do Nordeste (CMNE), empregando tropas da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf. Mtz), realizou o Apronto Operacional da Operação Alagoas.