Cidades
EXÉRCITO FINALIZA TREINAMENTO DE SIMULAÇÃO DE CALAMIDADE


Equipes do Exército, por meio do Comando Militar do Nordeste, realizaram, ontem, a última fase do treinamento de simulação de evacuação de área, no bairro Pinheiro, e um treinamento de deslizamento de terra, na região da Avenida Pierre Chalita, no Barro Duro. A Operação Alagoas, que começou na última terça-feira (11), teve como objetivo estabelecer uma pronta resposta em situações de calamidade pública. No Pinheiro, a simulação foi de um cenário de necessidade de evacuação da área. Já na Avenida Pierre Chalita, o exército simulou um possível deslizamento de terra.
Para o tenente-coronel Matias, oficial de Operações da 10º Brigada de Infantaria Motorizada do Nordeste, o treinamento é essencial para que o exército possa estabelecer as melhores formas de apoio as equipes locais em caso de acidentes “Nosso objetivo com as simulações é nos aproximar ao máximo de um cenário realista em caso de desastre. Seguimos fazendo as devidas observações e anotações para que possamos atuar da melhor maneira em uma situação real, sempre priorizando a segurança da população”, disse.
O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, afirmou que o treinamento de uma suposta movimentação de solo na região do Pinheiro foi essencial para a integração das equipes locais “Foram criados cenários para que todas as agências pudessem dar sua contribuição e assim saber quais as capacidades de resposta de cada órgão”, completou. Já o simulado de deslizamento de terra aconteceu sob chuvas, o que tornou o cenário um pouco mais próximo do esperado nas situações de emergências. Defesas Civis de Maceió e Estadual, militares do Exército, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Cruz Vermelha e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) trabalharam no apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), que contou com profissionais e cães treinados para o resgate de vítimas de soterramento. Após os três dias de treinamentos práticos e teóricos, o Exército encerra a programação da operação em Alagoas. Participaram das ações equipes do Exército Brasileiro, das Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipal, o CBM/AL, o SAMU, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), a SMTT, a Cruz Vermelha e outros núcleos. A prefeitura de Maceió também prestou apoio ao treinamento, através do suporte de profissionais da Defesa Civil e da SMTT.