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CVV REGISTRA ALTA PROCURA DURANTE PANDEMIA

A pandemia do novo coronavírus, que causou a necessidade de um isolamento social como meio de conter o contágio do vírus, tem feito com que muitos alagoanos fiquem angustiados pelo longo período em casa sem ver aqueles que amam. Diante da situação vivida em todo o mundo, em Alagoas, o Centro de Valorização da Vida (CVV) já registra aumento na procura por seu serviço, juntamente ao Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), que notificou aumento de em torno de 60% na procura.
De acordo com Arnaldo Santtos, psicólogo do Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), a procura durante a pandemia aumentou em torno de 60%. “A demanda aumentou devido a pandemia. Atendemos todos que podemos mas pessoas às vezes querem um atendimento presencial, que não estamos conseguindo realizar no momento. Estou atendendo cinco pacientes, todos eles via ZOOM. Atualmente, eu acredito que aumentou em torno de 60%”, disse.
O psicólogo informou que, além de estarem atendendo somente através da internet, a orientação que prestam à população é da importância de procurar um psicólogo toda vez que apresentar algum pensamento ou comportamento que incomode, seja ele qual for. Segundo ele, os relatos mais comuns do que procuram o centro é de que a pessoa está com medo do que possa acontecer com filhos, esposo(a), ou seja, uma ansiedade grave. “Muitos pacientes também reclamam de que não estão conseguindo fazer nada .porque não tem vontade pra nada. Esse sintoma chama-se Anedonia, ou seja, a pessoa estão tão ansiosa que não consegue se concentrar em qualquer coisa, mesmo que seja uma coisa simples”, explicou. CVV Segundo Delza Gitai, voluntária do Posto CVV Maceió, a demanda do Centro de Valorização da Vida (CVV) é alta em qualquer período e na pandemia segue crescendo. “Os índices de suicídio e de tentativas no Brasil são bem significativos. Na pandemia a procura continua bem alta de modo que só podemos afirmar que estamos mantendo os altos índices de atendimento”, salientou a voluntária. Ela informou também que o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional às pessoas que o buscam pelo 188, chat e e-mail. São voluntários que atendem durante as 24h, todos os dias da semana, inclusive feriados. A demanda geral, segundo a voluntária, é significativa. Em 2019 foram feitos mais de 3 milhões de atendimentos em todo o território nacional. “Neste período de pandemia o CVV investiu em tecnologia de atendimento remoto para continuar o serviço 188 e conseguiu assim manter o atendimento nos 125 postos distribuídos em todas as regiões do país. O compromisso do CVV é valorizar a vida e, em consequência, prevenir o suicídio. Compreendemos que, neste período, as pessoas diante de dificuldades a superar estariam mais propícias a buscar ajuda e todo o trabalho e esforço estão voltados para oferecer esta ajuda a todos que buscam o CVV”, informou.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.
