Na capital alagoana, assim como em várias outras cidades do Brasil, o transporte coletivo público é o único meio diário de deslocamento para muitos trabalhadores. Como a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e o risco de contágio do vírus ainda é uma realidade, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb/AL) tem atuado na higienização dos coletivos para garantir a segurança dos passageiros, aprimorando a cada semana os equipamentos utilizados.
De acordo com o Robson Bernardo, gerente de Manutenção da São Francisco, a limpeza dos ônibus com um novo equipamento é realizada a cada parada no terminal. “Estamos atualmente utilizando um gerador de ozônio para a limpeza dos veículos. Começamos a utilizar tem uma semana. Funciona da seguinte forma, a cada parada no terminal para uma nova viagem o ônibus passa pela limpeza, que dura em torno de 15 a 20 minutos. Nesse período ele fica fechado”, disse.
O gerente informou ainda que a utilização desse novo equipamento foi a última medida a ser tomada no que tange a limpeza, porém já vinham com outras propostas de higienização nos transportes coletivos, tais como, a pulverização dos carros, que é feita toda noite durante o recolhimento dos veículos, a utilização de máscaras e a disponibilização de álcool em gel, tanto para a limpeza quanto para o uso dos funcionários. Ele contou que são higienizados de 20 a 30 carros por noite, com o intervalo para uso dos produtos.
Sobre a higienização dos coletivos urbanos por parte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Prefeitura de Maceió esclareceu que determinou que a desinfecção e a esterilização dos ônibus fossem intensificadas pelas empresas do SIMM com o objetivo de auxiliar nos trabalhos de combate e prevenção ao novo coronavírus. Os fiscais de transportes da SMTT vistoriam diariamente as garagens das empresas para verificar as condições dos veículos e caso seja flagrado que algum coletivo esteja circulando sem a limpeza necessária, as concessionárias são notificadas e autuadas.
AGLOMERAÇÕES
No que tange as fiscalizações para garantir que não ocorram aglomerações, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que elas ocorrem diariamente para garantir o distanciamento social no transporte coletivo. Os principais pontos fiscalizados, segundo a SMTT, são os principais terminais de ônibus e os corredores de transportes da capital. “Caso as empresas que operam no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) sejam flagradas transportando passageiros acima do que é permitido pelo Decreto Municipal, elas são notificadas e autuadas. A população pode denunciar qualquer irregularidade relacionada ao transporte urbano da cidade através do Disque SMTT, no número 118. O canal de atendimento à população funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h”, destacou a assessoria.