loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Cidades

Cidades

94% DOS MUNICÍPIOS TÊM MORTES POR CORONAVÍRUS

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem 94% DOS MUNICÍPIOS TÊM MORTES POR CORONAVÍRUS
-

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que apenas seis dos 102 municípios alagoanos não têm óbitos causados pelo novo coronavírus. Ou seja, mais de 94% das cidades enterraram mortos pela doença, desde o fim de março quando foi confirmada a primeira vítima fatal da pandemia em Alagoas. Maceió, Arapiraca e Rio Largo seguem com mais mortos pelo novo coronavírus, respectivamente com 864, 124 e 56 casos. Na outra ponta, aparecem municípios do Agreste e Sertão como os únicos a não terem, oficialmente, óbitos por Covid-19: Igaci, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água do Casado, Pariconha e São Brás.

Segundo o infectologista Renee Oliveira, os alagoanos devem continuar com os cuidados de antes, já que a pandemia ainda não está sob controle na capital e muito menos no interior. E que independente da região, deve-se evitar aglomerações, usar sempre máscaras e higiene pessoal. Essas medidas devem ser prioridade nesse momento para que os casos não voltem a crescer.

“Muitos desses pacientes mais graves que tiveram e estão com Covid são do interior e acabam se internando em Maceió. Na verdade os cuidados devem continuar, porque pode ser um declínio enganoso de casos. A pandemia só estará sob controle quando tiver uma redução drástica da transmissão, enquanto isso não acontece tem que seguir as regras do distanciamento social”, explica o infectologista. Em relação à taxa de incidência da doença, Arapiraca, Marechal Deodoro e Boca da Mata ocupam as primeiras colocações, com mais de 4 mil casos por cem mil habitantes, bem acima do percentual geral em Alagoas, que é 2,3 mil e de Maceió, com 2,5 mil. Desde o último dia 25, cidades localizadas na 9ª e 10ª Região Sanitária (Médio e Alto Sertão alagoano) avançaram da fase laranja para a fase amarela do Distanciamento Social Controlado e Maceió segue na fase azul. Alagoas registrou, nas últimas horas, mais 167 casos e nove mortes pelo novo coronavírus. Oficialmente, são mais de 78,8 mil casos confirmados de Covid e 1.887 óbitos. Segundo a Sesau, 2.905 pessoas estão em isolamento domiciliar e 73.864 pacientes finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Em relação ao quadro total de óbitos em Alagoas, estão confirmados 1.887 óbitos por Covid-19, mas, oito deles, eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas seis homens e duas mulheres. Dos 1.879 óbitos de pessoas residentes em Alagoas, 1.063 eram do sexo masculino e 816 do sexo feminino. Eram 864 pessoas que residiam em Maceió e as outras 1.015 moravam no interior do Estado, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau.

Relacionadas