Cidades
UFAL DIZ QUE RETOMA AULAS À DISTÂNCIA EM OUTUBRO
.
Após meses sem aulas e uma discussão que durou quase uma semana inteira, o chamado Período Letivo Excepcional (PLE) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estabelecendo aulas remotas que devem se iniciar já em outubro, segundo a instituição.
Nesta sexta-feira (11), um novo debate deve ocorrer sobre a data exata do início, mas a proposta atual é que as atividades se iniciem no dia 8 de outubro, uma quinta-feira. Atividades de pesquisa e extensão, assim como aulas de pós-graduação, continuam normalmente na Ufal desde o início da pandemia, por vezes com adaptações. Agora, estudantes de graduação também devem ser contemplados.
“Vamos retomar com grande expectativa para poder possibilitar, não somente ao calouro que já deveria ter iniciado suas atividades desde março, mas também para os estudantes que se encontram próximos de se formar. Agora eles vão poder cursar esses componentes curriculares e ter a perspectiva de se inserir no mercado de trabalho”, afirmou o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.
Agora, os colegiados de curso devem individualmente elaborar planos para a retomada das aulas, e se reunir com os docentes para instruí-los quanto o uso das ferramentas digitais. Serão utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem oficiais da Ufal como o Moodle. Os docentes também poderão fazer uso das diversas ferramentas de ensino remoto.
AMPARO A ESTUDANTES E DOCENTES
A universidade também vem se movimentando para acolher estudantes e docentes que estejam sofrendo com as consequências da pandemia. Uma das principais críticas do modelo de aula online, a acessibilidade, está sendo remediado pela instituição por meio do fornecimento de chips de internet aos estudantes. A pandemia afastou o contato presencial e mexeu com o emocional de muitas pessoas, por isso, as pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realizaram iniciativas para acolher seus públicos. Assim como a Progep ofereceu atendimento psicológico aos servidores, a Proest também fez esse trabalho e disponibilizou uma cartilha de saúde mental para os alunos. “O terreno foi preparado, sabemos das dificuldades, mas o nosso compromisso é grande com a inclusão e o retorno dos nossos alunos, mesmo que seja de forma remota. Estamos credenciados para fazer esse período de dez semanas e na sequência avaliar o futuro”, concluiu o pró-reitor de graduação.
* COM ASSESSORIA DA UFAL
Lira explica candidatura ao Senado: “É pelo que ainda falta fazer no Estado”
Lira dispara contra traições: “Está faltando palavra para muita gente em Alagoas”
Luciano Barbosa declara voto em Arthur Lira e promete percorrer Alagoas pela eleição ao Senado
Bebeto e Leonardo Dias exaltam relação de Lira com Bolsonaro e confirmam apoio ao Senado