app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades

AGÊNCIAS DO INSS REABREM MAS SEM PERÍCIA MÉDICA

Mesmo com perícia agendada, beneficiários não foram atendidos

Por Da Redação, com G1 | Edição do dia 15/09/2020 - Matéria atualizada em 15/09/2020 às 06h00

Após quase seis meses fechadas, as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) reabriram às portas ontem, em todo o país. O retorno será gradual e apenas para serviços agendados. Em Alagoas, muitos beneficiários se queixavam de que agendaram perícia e só foram informados de que ela não seria realizada quando chegaram para o atendimento. Embora o INSS tenha retomado os atendimentos, os médicos peritos decidirem não retomar as atividades presenciais nesta manhã. Por isso, o INSS suspendeu as perícias agendadas até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios nas agências. A trabalhadora rural Maria Ilza da Silva foi uma das pessoas que agendaram perícia para esta manhã e não conseguiram. Ela viajou 60 km de Capela a Maceió, chegou às 5 horas para aguardar atendimento, mas foi informada no local que não faria a perícia. “Não deram prazo e informaram que vou ter que ligar novamente para agendar outra visita”, lamentou Maria Ilza. O educador previdenciário do INSS em Alagoas, Paulo Henrique Maranhão Pontes, reforçou que não há previsão para o retorno da perícia, mas ressaltou que há possibilidade de o beneficiário não ser prejudicado.

“Ele vai ser orientado a fazer o requerimento do auxílio doença com atestado médico pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Quem der entrar e preencher os requisitos, se tiver a carência preenchida e o atestado dela estiver legível com todas as informações necessárias, é possível que essa pessoa tenha direito a essa antecipação do auxilio doença no valor de um salário mínimo”, explicou Pontes.

Das 42 agências do INSS no estado, apenas 22 reabriram nesta manhã. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS (clique aqui) ou pelo telefone 135. O INSS reforça que os segurados que não agendaram o atendimento não devem se deslocar até as agências.

Mais matérias
desta edição