app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Cidades Professores da escola municipal comemoram indicador que colocou AL no topo da lista

ESCOLA MUNICIPAL DE AL OBTÉM A SEGUNDA MAIOR NOTA DO PAÍS NO IDEB

Escola Manoel Cotias de Jesus, situada em Jequiá da Praia, cravou a pontuação 9,7 no Índice

Por Hebert Borges | Edição do dia 17/09/2020 - Matéria atualizada em 17/09/2020 às 06h00

Com nota 9,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais, que compreende do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, a escola municipal Manoel Cotias de Jesus, situada em Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, alcançou a segunda maior nota do Brasil no exame.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as 10 melhores escolas públicas do País nos anos iniciais são nordestinas, sendo nove do Ceará e uma de Alagoas. A primeira colocada do ranking é a escola municipal Maria do Carmo Cardoso, situada no município de Independência, no Sertão do Ceará.

Desde 2005, o Ideb é utilizado como indicador de educação de qualidade. Com o índice se avalia evolução da aprendizagem a partir do desempenho dos alunos em Português e Matemática. A meta atual nacional é chegar a 6 na média geral. Segundo o INEP, as escolas municipais de Alagoas ocupam a segunda posição no ranking nacional de cumprimento das metas para os anos iniciais, com 92,1% das unidades atingido a meta prevista. O primeiro lugar ficou com o Ceará, com 98,9%. Já em relação aos anos finais do ensino fundamental, que compreende do 6º ao 9º ano, as escolas municipais de Alagoas ficaram no 3º lugar do ranking de cumprimento de metas, com 65% das escolas atingindo o que foi proposto. Lidera o Ceará com 83,7% e logo em seguida aparece Pernambuco com 65,4%.

Mais matérias
desta edição