app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

TST APROVA REAJUSTE DE 2,6% E CORREIOS ENCERRAM GREVE

.

Por Yasmim Evangelista | Edição do dia 22/09/2020 - Matéria atualizada em 22/09/2020 às 14h57

Após a aprovação do reajuste de 2,6% pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (21), os funcionários dos Correios retomam as atividades nesta terça-feira (21) em Alagoas.

Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores dos Correios em Alagoas, Alysson Guerreiro, após o resultado do julgamento ser divulgado, a categoria se reuniram por meio de uma assembleia e decidiu retomar os trabalhos a partir desta terça. “Nós encaramos o julgamento como uma vitória da categoria, fizemos eles recuarem nos cortes que fariam”, destacou Alysson.

A greve teve início no dia 18 de agosto e a categoria, além do reajuste salarial, cobrava melhorias e o retorno de algumas garantias que foram retiradas dos funcionários.

JULGAMENTO TST

No julgamento, a maioria do tribunal decidiu que a greve, iniciada no dia 17 de agosto, não foi abusiva. Com isso, metade dos dias de greve será descontada do salário dos empregados. A outra metade deverá ser compensada. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. Caso os funcionários não retornem aos postos de trabalho, a categoria fica sujeita a multa diária de R$ 100 mil. A relatora do processo no TST, ministra Kátia Arruda votou contra a declaração da greve como abusiva - o que levaria ao desconto integral das horas não trabalhadas. Para ela, a paralisação foi a única solução encontrada como resposta aos cortes que as empresas haviam feito contra a categoria.


CORREIOS


A empresa informou que segue executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população.

"Desde o mês de julho, os Correios buscaram negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, em um esforço para fortalecer as finanças da empresa e preservar sua sustentabilidade. Ficou claro que é imprescindível que acordos dessa natureza reflitam o contexto em que são produzidos e se ajustem à legislação vigente", disse a assessoria.

Além disso, a empresa salientou que, agora, empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa.


*Estagiária, com informações do G1

Mais matérias
desta edição