loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

DEFENSORIA REGISTRA AUMENTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE GOLPES VIRTUAIS

Reajuste de planos de saúde também está entre as queixas mais comuns recebidas pelo órgão

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem DEFENSORIA REGISTRA AUMENTO DE RECLAMAÇÕES SOBRE GOLPES VIRTUAIS
-

Em meio à pandemia do novo coronavírus as reclamações que geram ações na justiça continuam acontecendo como de costume em Alagoas, segundo dados levantados pela Defensoria Pública do Estado. Entre as principais reclamações figuram o aumento no número de golpes virtuais aplicados contra os consumidores alagoanos, reclamações referentes a aumento no preço de planos de saúde, contas de energia, água e retenção de salários.

Segundo Norma Negrão, defensora pública do Direito do Consumidor da Defensoria Pública de Alagoas, o ano, por tudo que vem acontecendo, é um período atípico, e nele, as reclamações que vêm crescendo são referentes a golpes aplicados nos consumidores. “Algumas reclamações específicas vêm crescendo e me preocupam, que são os golpes virtuais. Isso aumentou muito. Tenho pessoas que estão em casa e os fraudadores têm ido atrás, através de email ou telefone, ofertando empréstimos que não existem, por exemplo”, contou.

“Outra situação que estamos recebendo muitas reclamações é a respeito do golpe do ‘boleto falso’. Ele funciona quando algum golpista consegue os dados de algum consumidor e manda para ele boletos de pagamento, normalmente se passando por alguma empresa que o consumidor em questão possui vínculo, o que acaba fazendo com que ele pague. Os boletos são muito bem feitos e normalmente no mesmo valor da fatura real, a ponto das pessoas não conseguirem distinguir a diferença”, relatou.

A defensora destacou ainda que, divide as demandas em três tipos, sendo as demandas mais comuns relativas a atrasos de produtos; aquelas de serviços públicos essenciais, como água e energia, que estão mais controladas devido a regulamentação durante a pandemia, que impede que a empresa suspenda a energia em razão do não pagamento, e aquelas que atingem a própria vida e saúde do consumidor, que são os golpes que estão crescendo esse ano.

Norma Negrão informou também que, em decorrência do aumento desses casos, se reuniu com o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Paulo Cerqueira, na segunda-feira (28), com a finalidade de dar conhecimento ao aumento do número de casos de estelionato virtual nas relações de consumo e solicitar a designação de um delegado especial para a investigação de crimes virtuais que estão fazendo diversas vítimas no Estado. Outro ponto levantado, dessa vez positivo, é que mesmo com a demanda crescente, o índice de vitória das ações na justiça é grande. “Quando entramos com uma ação já nos preparamos para dar todo o amparo judicial ao consumidor”.

Relacionadas