loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

SAÚDE INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Objetivo é imunizar crianças entre 12 meses e 5 anos de idade e meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 05 de outubro de 2020 
Campanha de multivacinação e de vacinação contra a Poliomielite, destinadas a crianças e adolescentes em todos os 102 municípios alagoanos. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz
Maceió, 05 de outubro de 2020 Campanha de multivacinação e de vacinação contra a Poliomielite, destinadas a crianças e adolescentes em todos os 102 municípios alagoanos. Alagoas - Brasil. Foto: ©Ailton Cruz -

Começou ontem, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite em Alagoas. O objetivo da campanha é imunizar crianças com idades entre 12 meses a menores de 5 anos. Além disso, começou também na segunda, a campanha nacional de multivacinação, que serve como atualização de outras vacinas para crianças e adolescentes. Ambas as campanhas seguem até o dia 30 de outubro e as vacinas podem ser encontradas em Unidades Básicas de Saúde espalhadas por cada município. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a campanha visa imunizar pelo menos 95% das 215.592 crianças alagoanas que estão na faixa etária alvo. “Essa campanha acontece de forma indiscriminada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. Indiscriminada, nesse caso, significa que a criança vai receber uma dose extra contra a poliomielite, que é a paralisia infantil. Esperamos vacinar até 95% do nosso público”, disse a Assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira. “É importante reforçar a importância dessa campanha e das crianças serem vacinadas. Estamos vivendo uma pandemia, então muitos pais ficam com receio de levar suas crianças até as Unidades, mas esse é justamente o momento de aumentar o cuidado. Por isso faço aqui o convite para que os pais levem seus filhos, tanto para vacinação contra a poliomielite quanto para a atualização vacinal”, destacou a assessora, que completou: “não temos ainda a vacina contra a Covid-19, mas temos um grande número de vacinas contra outras doenças, não deixem de procurar a prevenção.” Para os menores de 15 anos, será possível atualizar 14 vacinas que previnem doenças como a meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, diarréia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites, febre amarela e HPV, vírus que pode provocar o câncer do colo do útero, ânus e pênis entre os jovens. “A estratégia para a campanha de multivacinação é de forma seletiva, ou seja, os pais levam a criança ou o adolescente junto com a caderneta de vacinação. Após a avaliação do profissional de saúde, caso esteja faltando alguma vacina, a criança ou o adolescente serão vacinados”, pontuou Roberta.

LOCAIS

Na capital alagoana, a vacinação é realizada em Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os outros municípios do estado seguem o mesmo princípio, mas cada um possui a autonomia para pôr em prática outras estratégias de vacinação, contudo, de forma geral, devem ser procurados os postos de saúde municipais.

Relacionadas