Cidades
UFAL: COORDENAÇÃO DE MEDICINA COMEMORA RESULTADO NO ENADE
Curso obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e está entre os melhores do País


No ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a notícia sobre o desempenho do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) trouxe mais estímulo a alunos e professores. A avaliação é do coordenador da Faculdade de Medicina (Famed), Davi Buarque. Pelo conceito no Enade, o curso de Medicina da Ufal está entre as melhores do país, com a nota cinco. “Há um tempo atrás a gente tinha tido a nota 5, depois caiu para quatro e agora a gente voltou com a nota 5. Apesar da restrição orçamentária e os ataques que a universidade vem sofrendo, conseguimos um bom resultado que envolve docentes, dicentes e técnicos, envolve a gestão e a reitoria. Tivemos uma mudança do currículo, a partir daí foi melhorando o corpo docente, contratações, aumentamos a estrutura e houve investimentos”, explica Davi Buarque. No último dia 20, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o índice que avalia a qualidade dos cursos com base no desempenho dos alunos no Enade . Nesse ponto, o curso de Medicina da Ufal ganhou destaque entre as instituições, com perfomance superior à média das demais. “Essa avaliação veio num momento de pandemia, que todo mundo está inseguro, com aulas suspensas. A nota recebida estimula, melhora a autoestima de alunos, melhora o ânimo de alunos e professores para continuar a jornada”, acrescenta Buarque, docente desde 2011 e que coordena a Famed há um ano. A Ufal conta com cerca de 600 alunos de Medicina, em Maceió e Arapiraca, curso oferecido por duas faculdades particulares em Maceió e uma estadual (Uncisal). Os conceitos variam de 1 a 5, caso as graduações cheguem a 3, podem ser consideradas que apresentam rendimento comum ou próximo a ele. Já as notas 1 e 2 mostram que o curso está abaixo das expectativas.
Outros cinco cursos de graduação da Ufal conseguiram bom desempenho, segundo a assessoria da universidade, dos quais quatro subiram a nota de 4 para 5 na avaliação de 2019. Os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição todos do Campus A.C. Simões conquistaram a nota 5 pela primeira vez. A graduação em Engenharia Civil, de Maceió, manteve o feito com louvor”, informa a Ufal.
A assessoria reforça boas avaliações em outros nove cursos de graduação da Ufal que receberam nota 4 no Enade: Engenharia Ambiental, Educação Física, Engenharia da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia, em Maceió; Arquitetura e Urbanismo e Enfermagem, do Campus Arapiraca; Engenharia Civil, de Delmiro Gouveia, Campus do Sertão; e o curso de Engenharia Florestal, do Campus de Engenharia de Ciências Agrárias (Ceca). Apesar de mais de 40% dos cursos superiores de instituições particulares de ensino (com e sem fins lucrativos) terem desempenho considerado ruim na última edição do Enade, Medicina da Ufal integra o grupo de 28 cursos no país - entre os mais de 200 - com nota máxima 5 na avaliação.