Mesmo com autorização para volta às aulas presenciais, faculdades de Maceió resolveram adiar esse retorno. É o caso do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), que irá retomar a rotina de antes da pandemia na próxima semana, e do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) que segue sem previsão. No último dia 21, o governo de Alagoas anunciou que o retorno das aulas presenciais para adultos estaria permitida a partir desta semana. Com isso, estão autorizados a funcionar cursos do ensino superior, pré-vestibular, profissionalizantes, técnicos, além dos cursos de línguas estrangeiras e de formação para servidores públicos. A liberação do funcionamento foi feita após análise dos números sobre a pandemia do novo coronavírus no estado. “A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau informa que, pensando em preservar a saúde dos alunos, professores e colaboradores da nossa instituição, permanecerá com aulas teóricas remotas (graduação e pós-graduação), por meios tecnológicos e digitais, e disciplinas práticas e estágios (graduação) presenciais a partir de 03 de novembro”, diz nota enviada pela assessoria. A Uninassau avalia que “a decisão segue as orientações do Comitê de Gestão, criado para o acompanhamento da pandemia do coronavírus, e em conformidade à Portaria de N. 544/2020 do Ministério da Educação. A deliberação será reavaliada periodicamente, de acordo com os dados relacionados à Covid-19 divulgados pelos órgãos de saúde””, diz nota enviada pela assessoria.
Já o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) informou que entende a vontade dos alunos em retomar as atividades presenciais. No entanto, segurança e o cuidado com a saúde são primordiais em todos os momentos.
“Por isso, diante do decreto que autorizou a retomada das aulas presenciais para maiores de 18 anos em instituições de ensino, publicado na última quinta-feira (22), em edição suplementar do Diário Oficial do Estado de Alagoas, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) reforça que está avaliando as medidas em conformidade com o Plano de Retomada do Grupo Tiradentes, de acordo com a publicação de orientações da SEDUC”, informa.