app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cidades Maceió, 19 de outubro de 2020 
Cemitério São José, localizado na Avenida Siqueira Campos, 1500 - Trapiche da Barra, Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

DIA DE FINADOS SERÁ MARCADO POR HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DA COVID

Cemitérios públicos de Maceió somente poderão receber até 300 pessoas simultaneamente

Por Clariza Santos | Edição do dia 31/10/2020 - Matéria atualizada em 31/10/2020 às 04h00

O Dia do Finados de 2020 será um pouco mais nostálgico, devido à pandemia da Covid-19 e ao distanciamento social. Em Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos cemitérios públicos da capital, de acordo com a Portaria nº. 005, publicada na edição de quinta-feira (29), no Diário Oficial do Município (DOM), os cemitérios públicos, somente poderão receber até 300 pessoas simultaneamente. Com painel sobre esperança, Igreja Católica fez programação para homenagear vítimas do novo coronavírus. A Gazeta de Alagoas questionou a Sudes sobre a lotação nos cemitérios por causa de mortes ligadas ao vírus. Em resposta, a secretaria informou que a situação dos cemitérios está normalizada. Atualmente são realizados cerca de seis a oito sepultamentos por dia. Essa média já representava o número de sepultamentos diário antes da pandemia.

Nesse Dia de Finados atípico, para garantir as medidas de segurança, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras sobre o nariz e a boca. Na entrada dos cemitérios haverá aferição de temperatura e será disponibilizado álcool 70% aos visitantes. Recomenda-se que as pessoas do grupo de risco e as suspeitas de ter contraído coronavírus (Covid-19) não compareçam aos cemitérios.

Com relação aos tradicionais ambulantes de flores e velas, que ficam ao redor dos cemitérios, a Secretaria Municipal De Segurança Comunitária E Convívio Social (Semscs) informou que os ambulantes poderão comercializar desde que atendam as orientações repassadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). As orientações, ainda conforme a Semscs, são distanciamento entre as bancas de vendas desses produtos, redução do quadro de vendedores, não obstrução da via e passeio públicos. Além de cumprir as normas da legislação sanitária. A Sudes reforça que fica vedada a realização de quaisquer prestações de serviços, bem como a venda de produtos por ambulantes no interior dos cemitérios. As unidades do Parque das Flores, do Tabuleiro do Martins e do Benedito Bentes, ambos na capital alagoana, vão permitir as visitas, porém, a missa e a palestra espírita acontecem no canal do YouTube/grupoparquedasflores.

MISSAS

O arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz disse que a programação da Igreja Católica segue de forma diferenciada e pediu cautela aos fiéis. “A participação nos cemitérios deve ser a mais reduzida possível, se puderem, vão a igreja e participem na Igreja porque nos cemitérios a higienização é bem precária. Teremos as missas normais no Santuário. Quem quiser, no horário intermediário, acende sua vela e reza por seus mortos. Assim fica muito mais cauteloso e com mais responsabilidade e assim serão feitas as solenidades”, disse o arcebispo. No Cemitério São Luiz, no bairro Santa Amélia, que é território da Paróquia São Miguel Arcanjo, a programação com a presença de número reduzido de pessoas, com benção das sepulturas a partir das 8h, em seguida missa às 9h no cemitério São Luiz, com Rosário de Nossa Senhora pelas almas das 10 horas ao meio dia. À tarde, com terço da misericórdia às 15h, logo após terá o ofício das almas, com missa às 16 horas e a via-sacra às 17h30. Já a Paróquia São Miguel Arcanjo, fará um “Painel da Esperança” em homenagem aos paroquianos mortos pela Covid-19. No Cemitério Divina Pastora, em Fernão Velho, que é território da Paróquia São José, haverá missa às 16h. No Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, que é território da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, não haverá Santa Missa. Nos cemitérios da parte baixa de Maceió, o Piedade e São José, nos bairros do Prado e Trapiche, os padres não informaram se haverá celebração. Por sua vez, na Catedral Metropolitana de Maceió, que corresponde às Igrejas Nossa Senhora do Rosário (6h); São Benedito (7h) e, por fim, a Catedral Metropolitana (9h). No Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, a presença de fiéis e transmissão online pelas redes sociais @arqdemaceio. Às 10h será a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió – Dom Antônio Muniz Fernandes. Santa Missa às 15 horas. Com relação às paróquias, a arquidiocese informou que cada uma tem seus horários próprios.

Mais matérias
desta edição