loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

PANDEMIA: MPT RECEBE 70 DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem PANDEMIA: MPT RECEBE 70 DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL
-

A pandemia do coronavírus impôs o isolamento social como forma de conter a disseminação. Entre as mudanças mais notáveis, há o chamado home office, trabalhadores passaram a cumprir suas obrigações no ambiente de suas casas. No entanto, a entrada no home office trouxe consigo não apenas o trabalho, mas também alguns de seus problemas. Em 2020, durante a pandemia, foram registrados pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) no período de 16 de março até essa segunda-feira (9), 70 denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho. A respeito de denúncias de assédio sexual, foram recebidas 5 denúncias. “O MPT ainda não recebeu denúncias de assédio no ambiente de home office, durante este período de pandemia. Esses dados são de casos que ocorreram no meio presencial”, afirmou Rafael Maia, assessor de comunicação do ministério. O número é inferior ao de 2019, onde foram registradas 104 denúncias de conduta abusiva praticada em empresas de comércio e serviços e instituições públicas no Estado.

CARACTERÍSTICAS

O assédio moral caracteriza-se pela agressão feita por uma determinada pessoa em relação a outra que, acaba por ferir o bem-estar da pessoa agredida, atingindo seu bem-estar físico ou psíquico. Tal situação pode ser externada através de um gesto, uma palavra ou atitude, causando vergonha e humilhação aquele que sofre o assédio. Já o assédio sexual é todo o comportamento indesejado de caráter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a vítima.

A Gazeta tentou contato com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mas não até o fechamento desta edição não houve resposta. As vítimas podem denunciar os casos pelo site do MPT em Alagoas prt19.mpt.mp.br; Pelo telefone 2123-7900; E pelo APP MPT Pardal, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativo.

Relacionadas