loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/10/2025 | Ano | Nº 6084
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ÓRGÃOS DIZEM MANTER FISCALIZAÇÃO

Apesar da fiscalização, aglomerações continuam acontecendo em vários pontos de Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A capital alagoana continua na fase Azul do Plano de Distanciamento Social Controlado do governo do Estado, onde algumas coisas seguem liberadas, tais como atividades esportivas individuais, estabelecimentos comerciais com até 75% do efetivo e o funcionamento de parques infantis. Contudo, apesar de ainda ser proibido aglomerações e a não utilização de máscaras, isso é o que mais acontece em diversos pontos de Maceió, como no centro ou na orla da cidade, onde alagoanos se reúnem e continuam descumprindo as medidas sanitárias.

Segundo a Polícia Militar de Alagoas, no que tange ao controle de aglomerações e a outros descumprimentos das medidas sanitárias, a entidade afirmou que vem atuando desde o começo da pandemia. “A Polícia Militar de Alagoas atua para garantir o cumprimento dos decretos governamentais no controle da pandemia do novo coronavírus na capital e no interior do estado, por meio de operações de fiscalização e no atendimento de denúncias do descumprimento da regulamentação estadual, desde o início da pandemia até na fase atual de controle”, disse.

“As operações são direcionadas a diversos setores da sociedade como o comércio e o lazer. E também são subsidiadas de dados e informações provenientes do serviço de inteligência da Polícia Militar, de maneira integrada a outros órgãos do estado e de abordagens realizadas pelo patrulhamento dos militares em áreas de aglomerações de indivíduos.”

A assessoria do programa Ronda no Bairro também se posicionou, mas contou que sua atividade é apenas de conscientização. “Nós conversamos com as pessoas e pedimos que se conscientizem. Caso alguma delas destrate ou desacate alguma ordem dos agentes de proximidade podem ser encaminhadas a distritos policiais. No entanto, abordamos no sentido de conscientizar. Nosso policiamento de proximidade continua atuando das 7h às 22h durante o período da pandemia”, pontuou.

Já a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), apesar de questionada, não falou a respeito da fiscalização do cumprimento das medidas dos decretos estaduais que anda realizando na capital, mas adiantou que as ações de fiscalização durante o réveillon estão em planejamento, em parceria com outros órgãos públicos municipais e estaduais.

INFECTOLOGISTA

Para o infectologista Marcelo Constant, enquanto a população não entender a gravidade da pandemia, os casos tendem a aumentar. “O que mais vemos atualmente são os casos da Covid-19 em Alagoas aumentando, e mesmo assim as pessoas continuam aglomerando, não respeitando o distanciamento social e colocando não somente elas em risco, como também todos que fazem parte do seu círculo de contato”, destacou o médico.

“Estamos atualmente com várias vacinas nas fases finais de testes, isso quer dizer que em um futuro próximo, caso tudo dê certo, poderemos nos tranquilizar, então por que não esperar isso acontecer? Já estamos há quase um ano nessa situação, só precisamos aguentar mais um pouco. Tenham consciência de que vidas podem ser perdidas nos descasos mais básicos que cometemos”, indagou o infectologista.

Atualmente, estão proibidas apresentações artísticas, culturais e esportivas que promovam aglomerações, além de caminhadas e corridas coletivas. Seguem autorizadas aulas coletivas de ginástica para adultos. As atividades esportivas coletivas devem observar os protocolos sanitários estabelecidos pelas suas respectivas federações. Segue a permissão para a prática de corrida , caminhada e ciclismo de forma individualizada no calçadão da orla e praças, com as recomendações de proteção e distanciamento dos decretos anteriores, assim como as visitas aos túmulos de cemitérios.

Relacionadas