Cidades
ESCOLAS PÚBLICAS ESTÃO SE PREPARANDO, AFIRMA SECRETÁRIO
Segundo Fábio Guedes, muitos estabelecimentos já fizeram adequações; sindicato diz que é preciso transparência
A Gazeta perguntou ao secretário estadual de Educação, Fábio Guedes se, em meio a uma pandemia, ele acredita que as escolas públicas estão preparadas para receber os alunos. “Vão estar, sim. Inclusive, a secretaria preparou o ‘Programa Rumo às Aulas’, que prevê a descentralização de recursos que se somam às ações empreendidas pela gestão das próprias escolas. O objetivo é preparar os ambientes para esse retorno”, explica.
Sobre as mudanças que ainda precisam ser feitas nas unidades de ensino para as aulas presenciais, Fábio Guedes explica que muitas escolas já realizaram as adequações, com a instalação de pias nas entradas e compra de insumos, como álcool gel, totens e tapetes sanitizantes. “Até março, quando está previsto retorno da rede pública estadual, teremos um quadro mais claro sobre a situação da pandemia. Inclusive do processo de vacinação da população brasileira”, acrescenta o secretário de Educação.
A reportagem pergunta se a tendência é dividir os alunos e funcionários em dias alternados para evitar a contaminação dentro das unidades de ensino. “Isso está sendo pensado dentro do protocolo que será desenvolvido especificamente para obedecer ao novo decreto”, finaliza Fábio Guedes.