app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cidades Arapiraca, 14 de agosto de 2019
Duplicação da rodovia AL-110, entre os municípios de Arapiraca e São Sebastião. Alagoas - Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

TAXA DE TRANSMISSÃO DO VÍRUS CONTINUA CRESCENDO EM AL

Juntamente com a capital, Arapiraca, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios são os municípios com mais casos Juntamente com a capital, Arapiraca, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios são os municípios com mais casos Juntamente com a capital, Arapiraca, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios são os municípios com mais casos

Por regina carvalho | Edição do dia 16/01/2021 - Matéria atualizada em 16/01/2021 às 04h00

Segundo o último relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, os números da primeira semana epidemiológica (SE) de 2021 continuam evidenciando o aumento da transmissão do novo coronavírus em Alagoas. “Geograficamente, verifica-se que o aumento de casos ocorreu por quase todo o território alagoano, mas que a maioria dos casos foi verificada em Maceió, que também concentrou mais de 50% de óbitos”, informam os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Os indicadores referentes às três últimas semanas epidemiológicas completas ilustram o comportamento da incidência de casos e óbitos em Alagoas, Maceió e Arapiraca desde a 14ª SE de 2020. Além de proporcionar uma visão geral desses dados, os gráficos permitem a comparação entre cada uma das localidades selecionadas. Neste sentido, observa-se que os dois principais municípios alagoanos continuando apresentando tendência de alta de casos, tendo registrado na última semana incidência superior a 140 casos por 100.000 habitantes”, reforçam os pesquisadores sobre a situação em Arapiraca e Maceió.

SITUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS

Segundo os dados que constam no painel de informações interativas sobre a pandemia da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), os cinco municípios com mais casos de Covid em Alagoas são: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, respectivamente com quase 39 mil; 14,5 mil; 3,1 mil; perto de 2,4 mil e 2,3 mil. Já os que têm maiores taxas de incidência da doença são Arapiraca, Palestina, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e Olho D´Água das Flores, na sequência, com 6,2 mil; 6,1 mil; 6 mil; 5,7 mil e 5,4 mil a cada cem mil habitantes. Todos os 102 municípios alagoanos têm casos confirmados de Covid e apenas São Brás não registrou óbitos provocados pelo coronavírus. O painel da Seplag detalha que Satuba, Roteiro, Messias, Maceió e Paulo Jacinto têm as maiores taxas de óbitos a cada cem mil habitantes em Alagoas, com 137; 135; 117; 112 e 105. Já Arapiraca alcançou 80,69 vítimas que não resistiram às complicações da Covid por 100 mil/hab.

Mais matérias
desta edição