Cidades
IMUNIDADE COLETIVA DEPENDE DE ADESÃO À VACINA, AFIRMA MÉDICA
Estimativa é que é necessária a imunização de pelo menos 70% da população para que a pandemia seja controlada


A médica clínica e paliativista Marília Magalhães, que atua no Hospital Hélvio Auto, reforça que a população deve manter o uso de máscaras, higiene de mãos e distanciamento social e que a vacinação irá ter resultados a médio e longo prazo, então, as orientações são as mesmas até que tenhamos uma boa parcela da população vacinada.
A Gazeta pergunta, na avaliação da médica, o que precisa ainda ser respondido sobre a vacina. “A meu ver, quando chegarão as próximas doses. As duas vacinas aprovadas pela Anvisa vêm de duas instituições com renome nacional, Fiocruz e Instituto Butantan. Não há o que temer, no momento, ninguém vai virar jacaré”, disse a médica, fazendo referência à fala do presidente Jair Bolsonaro que lançou dúvidas sobre a segurança da vacina. “No momento não há como ser assertiva sobre quando ocorrerá a imunidade coletiva. Depende da adesão à vacina, da chegada delas, comportamento da sociedade e dos governos frente à pandemia. Serão 3 fases, de acordo com as prioridades definida em documento oficial lançado. Esperam-se até abril 100 milhões de doses para o País, ou seja, cerca de 25 % da população. Para Alagoas, espera-se atingir ao fim das 3 fases de 21.6 % da população”, finalizou a Marília Magalhães.
TEMPO DE DURAÇÃO DE IMUNIDADE É INCÓGNITA
Além das medidas de prevenção à Covid, a médica Sarah Dominique reforça a importância de aderir à vacinação comparecendo quando houver a segunda dose, a fim de garantir a eficácia vacinal e cobertura dos vacinados, até que a pandemia seja controlada. Sobre o que ainda precisa ser respondido em relação à vacina, a infectologista destaca o tempo de duração da imunidade que ela proporcionará, as opções aos demais públicos-alvo da vacinação como as gestantes e se teremos efeitos adversos, além dos já relatados à medida que milhões de pessoas sejam vacinadas A Gazeta pergunta quando acredita que atingiremos a imunidade coletiva, Sarah Dominique explica que “após 70% em média da população vacinada com as 2 doses garantidas. Com a primeira remessa que chegou ao Estado, teremos em média 35.000 pessoas vacinadas”, finaliza a gerente médica do Hospital da Mulher.