app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Cidades Enfermeiro Paulo Alceu contou que não sentiu nenhum efeito colateral da vacina

MAIS DE 40 MIL ALAGOANOS JÁ FORAM VACINADOS CONTRA A COVID

Desse total, maior parte é de profissionais da Saúde, que fazem parte do grupo prioritário

Por Clariza Santos | Edição do dia 30/01/2021 - Matéria atualizada em 30/01/2021 às 04h05

/Enfermeiro Paulo Alceu contou que não sentiu nenhum efeito colateral da vacina
/Fisioterapeuta Ray Coutinho

Até essa sexta-feira, 29, de acordo com o Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), com apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), 40.636 alagoanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na quinta-feira, ainda conforme o relatório, 28, 37.436 eram só trabalhadores da Saúde. Não há a atualização do número de profissionais, apenas dados gerais, levando em consideração o início da fase prioritária em Maceió.

Dois profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina conversaram com a Gazeta de Alagoas, Ray Coutinho, 31 anos, fisioterapeuta, e Paulo Alceu de Freitas Rodrigues, 40 anos, enfermeiro, ambos do Hospital Metropolitano contam da emoção de ter recebido o imunizante. “Sinto-me supertranquilo, alivia um pouco a ansiedade no trabalho, no cuidar, mas ainda tenso, devido ao grande número de casos, pois ainda não conseguimos fazer uma barreira para reduzir o contágio”, conta Paulo Alceu, que está trabalhando na linha de frente desde maio de 2020. “Tomei a vacina CoronaVac e não tive nenhuma reação, nem dor local. Já vou tomar a segunda dose no dia 10 de fevereiro. Meu marido e sogra estão felizes, pois sabemos que mesmo que eu já tenha sido contaminado no início da pandemia, eu poderia me reinfectar, meus sintomas foram leves, então pode ser que a imunidade adquirida não tenha sido de longa duração. Então, isso alivia um pouco a preocupação deles”.

Fisioterapeuta Ray Coutinho
Fisioterapeuta Ray Coutinho - Foto: Acervo pessoal
 

Já o fisioterapeuta Ray Coutinho, 31 anos, conta que está atuando na linha de frente desde março de 2020, início do isolamento social em Alagoas, período mais crítico, quando o comércio fechou às portas e o governo tomou medida de restrição mais rígidas. “Tomei a Coronavac e a sensação é a de esperança, de dias melhores, para seguir em frente com a minha missão como profissional da saúde e com a vida”. Ray diz que não teve reação nenhuma e já está com a segunda dose agendada para 9 de fevereiro. “Antes da vacina, o impacto era de que isso nunca iria acabar. Cada dia que passava, vinha repetidamente o medo de perder alguém, o medo de se tornar o paciente, 24 horas por dia ouvindo exclusivamente sobre Covid. Orgulho e gratidão como fisioterapeuta, por estar contribuindo neste momento tão difícil que a conjuntura da saúde apresenta-se. Com relação à família, Ray diz que foi um momento de muita alegria compartilhada. “Foi um momento de alegria intenso associado a uma tranquilidade. Durante todo o tempo, existiam muitas preocupações em decorrência a minha exposição ao vírus, além de abdicar durante vários momentos de nosso vínculo fraterno, por cuidado a eles”.

CRONOGRAMA

As imunizações tiveram prosseguimento na rede hospitalar e unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde, iniciando às 8h30 e encerrando às 16h30. Em relação aos municípios alagoanos, segundo o Cosems, a vacinação ocorre em 95 municípios, dos 102 existentes no Estado. O cronograma de imunização segue neste sábado (30), em diversos locais de Alagoas e na capital alagoana, nos principais pontos drive thru; em Jaraguá, e sistema convencional nos shoppings Pátio e do Maceió Shopping.

Mais matérias
desta edição