Até essa sexta-feira, 29, de acordo com o Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), com apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), 40.636 alagoanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na quinta-feira, ainda conforme o relatório, 28, 37.436 eram só trabalhadores da Saúde. Não há a atualização do número de profissionais, apenas dados gerais, levando em consideração o início da fase prioritária em Maceió.
Dois profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina conversaram com a Gazeta de Alagoas, Ray Coutinho, 31 anos, fisioterapeuta, e Paulo Alceu de Freitas Rodrigues, 40 anos, enfermeiro, ambos do Hospital Metropolitano contam da emoção de ter recebido o imunizante. “Sinto-me supertranquilo, alivia um pouco a ansiedade no trabalho, no cuidar, mas ainda tenso, devido ao grande número de casos, pois ainda não conseguimos fazer uma barreira para reduzir o contágio”, conta Paulo Alceu, que está trabalhando na linha de frente desde maio de 2020. “Tomei a vacina CoronaVac e não tive nenhuma reação, nem dor local. Já vou tomar a segunda dose no dia 10 de fevereiro. Meu marido e sogra estão felizes, pois sabemos que mesmo que eu já tenha sido contaminado no início da pandemia, eu poderia me reinfectar, meus sintomas foram leves, então pode ser que a imunidade adquirida não tenha sido de longa duração. Então, isso alivia um pouco a preocupação deles”.
Já o fisioterapeuta Ray Coutinho, 31 anos, conta que está atuando na linha de frente desde março de 2020, início do isolamento social em Alagoas, período mais crítico, quando o comércio fechou às portas e o governo tomou medida de restrição mais rígidas. “Tomei a Coronavac e a sensação é a de esperança, de dias melhores, para seguir em frente com a minha missão como profissional da saúde e com a vida”. Ray diz que não teve reação nenhuma e já está com a segunda dose agendada para 9 de fevereiro. “Antes da vacina, o impacto era de que isso nunca iria acabar. Cada dia que passava, vinha repetidamente o medo de perder alguém, o medo de se tornar o paciente, 24 horas por dia ouvindo exclusivamente sobre Covid. Orgulho e gratidão como fisioterapeuta, por estar contribuindo neste momento tão difícil que a conjuntura da saúde apresenta-se. Com relação à família, Ray diz que foi um momento de muita alegria compartilhada. “Foi um momento de alegria intenso associado a uma tranquilidade. Durante todo o tempo, existiam muitas preocupações em decorrência a minha exposição ao vírus, além de abdicar durante vários momentos de nosso vínculo fraterno, por cuidado a eles”.
CRONOGRAMA
As imunizações tiveram prosseguimento na rede hospitalar e unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde, iniciando às 8h30 e encerrando às 16h30. Em relação aos municípios alagoanos, segundo o Cosems, a vacinação ocorre em 95 municípios, dos 102 existentes no Estado. O cronograma de imunização segue neste sábado (30), em diversos locais de Alagoas e na capital alagoana, nos principais pontos drive thru; em Jaraguá, e sistema convencional nos shoppings Pátio e do Maceió Shopping.