loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

DEFESA CIVIL INSTALA LONAS EM ÁREAS DE RISCO DE MACEIÓ

Ação do órgão segue uma lista com as 500 áreas críticas em Maceió para receber o material

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem DEFESA CIVIL INSTALA LONAS EM ÁREAS DE RISCO DE MACEIÓ
-

A Defesa Civil de Maceió começou ontem a implantação de lonas em áreas consideradas críticas para deslizamento de barreiras em Maceió. A instalação foi adiantada por conta das chuvas que já vêm sendo registradas na capital e visam evitar deslizamentos e alagamentos. As lonas devem ser instaladas inicialmente em barreiras da Avenida Leste Oeste e no bairro de Bebedouro. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, a aplicação das lonas está prevista no plano de contingência municipal e deveria ter começado na semana passada, contudo, por conta da chuva que pegou Maceió de surpresa em pleno verão, tiveram que adiantar para essa semana.

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a implantação começou na Avenida Leste e Oeste como medida preventiva para a chegada da quadra chuvosa.”Essa lonas servem como medida preventiva e o primeiro ponto que foi feito hoje foi em uma área de risco na Avenida Leste e Oeste. A área é arriscada tanto para as pessoas que moram na parte de cima, na barreira, quanto para o trânsito do local”, explicou.

Ainda segundo informações da assessoria, são mais de 500 áreas sendo monitoradas como áreas críticas, apesar de nem todas serem áreas de deslizamento. “Nem todas são áreas de deslizamento, há pontos de alagamento e transbordo de rios e galerias, que são críticos para o município em períodos de chuva. Nós temos uma lista com todos os locais, onde são elencados por criticidade, assim sabemos que quanto mais crítico o local, antes a lona precisa ser instalada”, destacou.

Com relação a fiscalização desses pontos, o órgão informou que possuem pluviômetros espalhados pela cidade, e que esses equipamentos estão ligados à Central da Defesa Civil, para que façam monitoramento constante e avisem quanto já choveu nas últimas 24h e quanto está chovendo a cada hora. “Esses equipamentos auxiliam para que não seja necessário ir até o local, podemos fiscalizar de longe mesmo”, disse.

O plano de contingência municipal previa que a instalação de lonas em áreas de encosta deveria começar no final do mês de fevereiro, com o fim do verão, mas foi antecipado para aproveitar estiagem e garantir que não haverá acúmulo d’água no solo das áreas críticas. A Defesa Civil Municipal já tem quase dois mil metros quadrados de lona em estoque para iniciar esse serviço e já há um processo de licitação para a compra de novas lonas. Caso os moradores de áreas de risco queriam acionar os técnicos da Defesa Civil para avaliação, basta entrar em contato, por telefone, no número 199.

* Sob supervisão da editoria de Cidades.

Relacionadas