Cidades
OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI NO INTERIOR ULTRAPASSA MARGEM DE SEGURANÇA
Observatório aponta queda no número de casos e óbitos por Covid, mas aumento na hospitalização
A margem de segurança de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi ultrapassada esta semana no interior de Alagoas. Segundo o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, a taxa de ocupação atual é de 72% na região. O Subcomitê de Epidemiologia do Consórcio Nordeste coloca 70% como o máximo recomendado.
O aumento no estado foi de 10% em uma semana, com a capital apresentando 53% de ocupação nesta segunda-feira (08). Os números de casos e óbitos confirmados na semana caíram consideravelmente, apesar do aumento significativo no número de internações. Na avaliação do Observatório, pode se tratar de déficit na testagem.
Usando dados do Instituto Inloco disponibilizados nesta segunda-feira (08), Alagoas é o estado do Nordeste com a pior taxa de isolamento social, com 37,14%. É a 10ª pior posição do ranking nacional, que tem Tocantins na frente, com taxa de 32,16%.
Comparado à última semana, Alagoas registrou menos 457 novos casos e 3 novos óbitos, o que poderia se configurar, segundo o boletim, como uma “retorno de uma tendência de controle da transmissão do novo Coronavírus no estado”. O contraste destes números com os demais indicadores da pandemia, porém, acende alertas para a interpretação dos resultados.
Segundo explicou o professor Gabriel Baduê, coordenador do observatório, Alagoas é o segundo pior estado do país em termos de testagem por 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Maranhão. “Os dados não são muitos detalhados, é difícil fazer uma avaliação sobre isso [testagem] no estado”, diz.
O número de testes realizados pelo estado e por laboratórios privados, por exemplo, não é divulgado, assim como outros detalhes que permitem avaliar o ritmo de testagem e ser constatada uma possível subnotificação.
AUMENTO NO INTERIOR
Regiões do interior de Alagoas, onde os leitos hospitalares registram ocupação alta, registraram nesta semana um aumento significativo no número de casos confirmados. O maior aumento ocorreu na 5ª Região Sanitária, que engloba municípios como Craíbas e Campo Grande, onde os casos aumentaram 1,8x. Arapiraca foi retirado da região e teve seus números contabilizados individualmente, devido a população muito maior. A 3ª Região, com cidades como Anadia e Boca da Mata, registrou uma alta de 1,7x nos registros de casos, a segunda maior. Lá, a razão de incidência de óbitos aumentou 3x. Arapiraca, que teve um ligeiro aumento no número de casos (1,14x), dobrou o número de óbitos, o segundo maior aumento do estado.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
* Sob supervisão da editoria de Cidades.